ONU pede fim das disparidades de gênero na educação

ONU pede fim das disparidades de gênero na educação. Foto ONUSe as tendências atuais continuarem, apenas 85 países terão igualdade de gênero no acesso ao ensino primário e ensino secundário até 2015, apontou um novo relatório das Nações Unidas que apela para um maior esforço para reduzir as disparidades de gênero na educação.

A edição anual do Resumo sobre Educação Global, publicada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), acrescenta que 72 países são susceptíveis a não atingir a meta de paridade de gênero na educação até 2015 – uma das seis metas de educação estabelecidas pelos líderes mundiais no Fórum Mundial de Educação em Dacar, no Senegal, em 2000.

“Os novos dados nos dizem que precisamos reafirmar nosso compromisso com a educação e a igualdade de gênero”, disse a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova. “Os avanços obtidos no acesso de meninas e mulheres à educação e na sua formação, ao longo das últimas décadas, corre o risco de ser prejudicado pela redução da ajuda internacional e dos investimentos nacionais, enquanto o mundo se esforça para lidar com a crise econômica. No entanto, todos sabemos que comprometer a educação de meninas e mulheres só pode conduzir a uma maior vulnerabilidade e reforçar o ciclo vicioso da pobreza”.

O relatório é lançado na véspera da Cúpula da ONU que começa hoje (20) em Nova York, onde líderes mundiais, organizações da sociedade civil, fundações e o setor privado se reunirão para discutir sobre como avançar nos alvos do combate à pobreza conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).