Arquivo da tag: Internet

Comissão da ONU vai tratar de exploração infantil na internet

Reunião do Unodc, que vai até sexta-feira, foca em crimes de informática e na situação de crianças que usam a rede mundial de computadores.

Marina Estarque, da Rádio ONU em Nova York.*

A 20ª. Sessão da Comissão para a Prevenção de Crimes e Justiça Criminal, que ocorre nesta semana, em Viena, irá tratar dos abusos infantis na internet.

O diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, Yury Fedotov, disse que sérios crimes estão ocorrendo “debaixo do nariz dos pais”. Segundo ele, a internet abre uma porta para a entrada de criminosos dentro de casa.

Colaboração

A sedução de menores pela rede é um crime internacional grave. Para combatê-lo, o Unodc busca a colaboração dos provedores de internet, da sociedade civil, das instituições educacionais e do público. O papel do setor privado na prevenção também será analisado durante a comissão.

A prática conhecida como “grooming” ocorre quando um criminoso faz amizade com uma criança em salas de bate-papo ou de jogos eletrônicos com o objetivo de abusar sexualmente dela.

Legislação

Fedotov disse ainda que as leis atuais não foram criadas para a era digital global, o que prejudica os esforços de prevenção. O diretor disse que os criminosos são rápidos, oportunistas e orientados para o mercado. Segundo ele, é uma espécie de “jogo de gato e rato”.

De acordo com Fedotov, sistemas jurídicos trabalhando isoladamente não são páreos para “redes poderosas”. Os países precisam harmonizar seus marcos legais para prevenir ameaças digitais e facilitar a cooperação internacional.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU.

UNODC alerta: aumenta o abuso de crianças online

O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, alertou nesta segunda-feira (11/04) para o rápido aumento do abuso de crianças online, à medida que mais pessoas têm acesso à internet. “Graves delitos estão sendo cometidos” declarou durante a 20ª sessão da Comissão das Nações Unidas para Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, em Viena (Áustria).

 Proteger crianças dos crimes online está entre os assuntos a serem discutidos pela Comissão ao longo da semana, que terá foco nos progressos mundiais para combater o crime organizado transnacional. “O abuso de crianças pela internet constitui um grave crime internacional e requer uma colaboração concentrada: isto implica o desenvolvimento de ética e segurança para o ciberespaço”, lembrou Fedotov.

De acordo com o UNODC, os jovens são especialmente vulneráveis no ambiente online. A agência concluiu também que, a medida em que o crime cibernético desafia as fronteiras e os sistemas jurídicos nacionais, os sistemas judiciários criminais que vêm trabalhando isoladamente muitas vezes não conseguem combater as poderosas redes.

Ao comentar a falta de dados confiáveis sobre o assunto, o Diretor Executivo encorajou todos os países a fortalecerem os esforços para coletar e partilhar informações para conseguir definir um quadro da extensão e da natureza do problema. Ele falou também sobre a importância da parceria entre os setores público e privado.

 “A prevenção do crime e a proteção da vítima não podem ser alcançados pelos Governos ou sistemas jurídicos individualmente”, concluiu Fedotov. Ele também pediu ajuda aos provedores de serviços de internet, à sociedade civil, à imprensa e às instituições educacionais para combater este crime.