Arquivo da tag: UNODC

Comissão da ONU vai tratar de exploração infantil na internet

Reunião do Unodc, que vai até sexta-feira, foca em crimes de informática e na situação de crianças que usam a rede mundial de computadores.

Marina Estarque, da Rádio ONU em Nova York.*

A 20ª. Sessão da Comissão para a Prevenção de Crimes e Justiça Criminal, que ocorre nesta semana, em Viena, irá tratar dos abusos infantis na internet.

O diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, Yury Fedotov, disse que sérios crimes estão ocorrendo “debaixo do nariz dos pais”. Segundo ele, a internet abre uma porta para a entrada de criminosos dentro de casa.

Colaboração

A sedução de menores pela rede é um crime internacional grave. Para combatê-lo, o Unodc busca a colaboração dos provedores de internet, da sociedade civil, das instituições educacionais e do público. O papel do setor privado na prevenção também será analisado durante a comissão.

A prática conhecida como “grooming” ocorre quando um criminoso faz amizade com uma criança em salas de bate-papo ou de jogos eletrônicos com o objetivo de abusar sexualmente dela.

Legislação

Fedotov disse ainda que as leis atuais não foram criadas para a era digital global, o que prejudica os esforços de prevenção. O diretor disse que os criminosos são rápidos, oportunistas e orientados para o mercado. Segundo ele, é uma espécie de “jogo de gato e rato”.

De acordo com Fedotov, sistemas jurídicos trabalhando isoladamente não são páreos para “redes poderosas”. Os países precisam harmonizar seus marcos legais para prevenir ameaças digitais e facilitar a cooperação internacional.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU.

UNODC alerta: aumenta o abuso de crianças online

O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, alertou nesta segunda-feira (11/04) para o rápido aumento do abuso de crianças online, à medida que mais pessoas têm acesso à internet. “Graves delitos estão sendo cometidos” declarou durante a 20ª sessão da Comissão das Nações Unidas para Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, em Viena (Áustria).

 Proteger crianças dos crimes online está entre os assuntos a serem discutidos pela Comissão ao longo da semana, que terá foco nos progressos mundiais para combater o crime organizado transnacional. “O abuso de crianças pela internet constitui um grave crime internacional e requer uma colaboração concentrada: isto implica o desenvolvimento de ética e segurança para o ciberespaço”, lembrou Fedotov.

De acordo com o UNODC, os jovens são especialmente vulneráveis no ambiente online. A agência concluiu também que, a medida em que o crime cibernético desafia as fronteiras e os sistemas jurídicos nacionais, os sistemas judiciários criminais que vêm trabalhando isoladamente muitas vezes não conseguem combater as poderosas redes.

Ao comentar a falta de dados confiáveis sobre o assunto, o Diretor Executivo encorajou todos os países a fortalecerem os esforços para coletar e partilhar informações para conseguir definir um quadro da extensão e da natureza do problema. Ele falou também sobre a importância da parceria entre os setores público e privado.

 “A prevenção do crime e a proteção da vítima não podem ser alcançados pelos Governos ou sistemas jurídicos individualmente”, concluiu Fedotov. Ele também pediu ajuda aos provedores de serviços de internet, à sociedade civil, à imprensa e às instituições educacionais para combater este crime.

Forças de paz ajudam no combate contra drogas e crime

O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e o Departamento de Operações de Paz da ONU (DPKO) lançaram nesta quarta-feira (02/03) um plano de ação conjunta para fortalecer ainda mais a cooperação na luta contra drogas e crimes, especialmente na África Ocidental, que se tornou um centro da rede de narcóticos ilegais da América do Sul para a Europa.

“As agências têm mandatos e vantagens comparativas que se complementam” afirmou o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov. “Esta complementaridade aumenta o impacto de nossos serviços e os esforços para fortalecer a paz e a estabilidade, e apoiar agenda das Nações Unidas para a segurança e o desenvolvimento.” Na Guiné-Bissau, por exemplo, a ação conjunta das duas divisões ajuda um plano nacional anti-narcóticos e a reforma do setor de segurança.

O UNODC também forneceu quatro milhões de dólares para a Iniciativa da Costa Oeste da África, na qual fez uma parceria com o DPKO, com o Departamento das Nações Unidas para Assuntos Políticos (DPA), com o Escritório da ONU para a África Ocidental (UNOWA), com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS) e com a Interpol, para lutar contra o tráfico de drogas por via marítima.

“Nossos esforços para construir a paz e a segurança nas regiões pós-conflito irão beneficiar homens e mulheres, famílias e crianças que agora vivem com medo de se tornaram vítimas de traficantes ou de outros criminosos”, declarou Fedotov. O Chefe do DPKO, o Subsecretário-Geral, Alan Le Roy, completou lembrando que existem “muitas maneiras para fortalecer nossa capacidade no Estado de Direito” no combate às drogas e à criminalidade, mantendo e construção da paz em regiões de conflito.

Lançamento do Relatório 2010 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE)

Lançamento do Relatório 2010 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE)Na próxima quarta-feira, 02 de março, será lançado globalmente o Relatório 2010 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE), que traz um balanço sobre avanços e retrocessos no que se refere à produção, ao tráfico e ao consumo de drogas ilícitas e ao abuso de medicamentos em todo o mundo.

Um dos temas centrais do relatório de 2010 é o papel da corrupção no tráfico de drogas. O relatório também ressalta a necessidade de disponibilizar substâncias para fins médicos e científicos e alerta para o aumento considerável na produção e o tráfico das chamadas “drogas de desenho”.

No Brasil, o lançamento do relatório será feito no dia 02 de março, às 10 horas (horário de Brasília), na sala Sérgio Vieira de Mello, na sede do PNUD (EQSW 103/104 Lote 1 Bloco D – Sudoeste), em Brasília. Haverá uma coletiva de imprensa para apresentar o relatório, com destaque para os dados referentes ao Brasil.

No Paraguai, o lançamento do relatório também será no dia 02 de março, às 11h horas (horário de Assunção), na Casa das Nações Unidas (Mariscal López y Sarví), em Assunção. Haverá uma coletiva de imprensa para apresentar o relatório, com destaque para os dados referentes ao Paraguai.

A JIFE é um órgão independente de governos e das Nações Unidas que tem a responsabilidade de monitorar a obediência dos países em relação aos tratados internacionais de controle das drogas, assegurando que suprimentos adequados usados na fabricação de medicamentos estejam disponíveis para propósitos médicos e científicos.

Serviço

Lançamento do Relatório 2010 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE)
Data: 02 de março de 2010

BRASIL
Horário: 10 horas (local)
Local: Sala Sérgio Vieira de Mello, na sede do PNUD (EQSW 103/104 Lote 1 Bloco D – Sudoeste), em Brasília.

Contato para a imprensa:
Andrea Catta Preta – Asessora de Comunicação do UNODC
Tel. (+55 61) 3204 7206 / 8118 0910 [email protected]
http://www.unodc.org/southerncone

PARAGUAI
Horário: 11 horas (local)
Local: Casa das Nações Unidas (Mariscal López y Sarví), em Assunção.

Contato para a imprensa:
Andrea Machain – Oficial de Informação do Centro de Informação das Nações Unidas
Tel. (+595 021) 614 443 [email protected]

(*) Para receber o briefing de imprensa, por favor, escreva para [email protected]

Workshop gratuito de Hip Hop para jovens de Sobradinho II

O Programa Jovem de Expressão, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e a SEJUV (Sec. de Estado de Juventude do Distrito Federal), traz na próxima segunda-feira (21/02) dois dos maiores coreógrafos de Hip Hop Dance da atualidade para uma visita à Sede do Programa em Sobradinho II. Na oportunidade os dançarinos realizarão um Workshop gratuito e compartilharão um pouco de sua vasta experiência com os participantes do Programa e convidados.

O Jovem de Expressão atende mais de 300 jovens do Distrito Federal com atividades sócio-culturais (oficinas de arte-educação), terapia comunitária (Fala Jovem), capacitação profissional e agenda cultural (eventos), atuando de forma eficiente na prevenção da violência e promoção da saúde integral dos atendidos (jovens de ambos os sexos com idade entre 18 e 29 anos). O Jovem de Expressão é um programa de responsabilidade social do Grupo CAIXA SEGUROS em parceria com o Grupo Cultural Azulim, CUFA-DF e com o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).

A atividade do dia 21 inaugura as ações culturais do ano de 2011, e visa fortalecer o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos por meio de uma das expressões mais latentes na juventude dos dois países – A DANÇA – e que através do Jovem de Expressão vem se consolidando como uma verdadeira ferramenta de inclusão social para os jovens do DF.

COREÓGRAFOS CONVIDADOS:


PAT CRUZ

(http://www.tmdance.org/Pat_Cruz.html)
Nascido em Daly City, Califórnia, Patrick Cruz é um dos coreógrafos revelação mais respeitados nos Estados Unidos. Juntamente com Shaun Evaristo, dirige e coreografa os grupos APT e The Company, grupo campeão de diversos festivais americanos. Também coreografa o WSPA, onde começou a dançar. Membro do Gen2 e Movement Lifestyle. Patrick tem viajado por diversos países como Canadá, Escócia, China, Filipinas e Espanha dando workshops e master classes. Realiza trabalhos com o cantor americano Jeff Lewis.


JEKA KOLOTKIN

(http://www.tmdance.org/Jeka_Kalotkin.html)
Jeka Jane Kalotkin começou a dançar Jazz, Ballet e Sapateado na Schumachers Escola de Dança de São Francisco. Sua carreira no Hip-Hop começou quando tinha 17 anos, após um trabalho com o coreógrafo americano David Moore e posteriormente, no grupo Funkanometry de São Francisco. É uma das artistas revelações do grupo The Company (The Camp) e vem sendo requisitada mundialmente para diversos workshops.

SERVIÇO:
Workshop Gratuito de Hip Hop Dance com os coreógrafos norte-americanos PAT CRUZ e JEKA KOLOTLIN no Espaço Jovem de Expressão em Sobradinho II
Quando: Segunda-feira 21 de fevereiro de 2011
Horário: das 13h às 17h
Onde: Espaço Jovem de Expressão Sobradinho II (Ar 09, conjunto 05, lote 48 – Sobradinho II ) – Em frente ao CAIC.
Aberto à comunidade;
Realização: Programa Jovem de Expressão, Grupo Cultural Azulim, CAIXA Seguros, UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), SEJUV (Sec. de Estado de Juventude do DF) e Embaixada dos Estados Unidos.

Contatos imprensa:

Marcondes Luiz (Branko)
[email protected]
[email protected]
[email protected]
(61) 9121-8776

Andrea Catta Preta
(61) 3204 7206
(61) 8118 0910
[email protected]