Arquivo da tag: jornalistas

ONU oferece bolsa para jornalista

ONUO Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas seleciona quatro candidatos brasileiros para concorrer a uma vaga no Programa de Bolsas para Jornalistas Reham Al-Farra (RAF) Memorial 2012. Nesse ano, o Programa vai acontecer entre os dias 4 de setembro e 5 de outubro. Os candidatos serão selecionados em junho.

As primeiras quatro semanas ocorrem na sede da ONU em Nova York, Estados Unidos, e a última semana será realizada em Genebra, Suíça. As inscrições vão até o dia 31 de maio e precisam ser feitas por e-mail para o UNIC Rio: [email protected]

Candidatos devem ter de 22 a 35 anos e estar empregados em um veículo de comunicação (escrito, internet, rádio ou TV). ‘Free-lancers’ não serão aceitos. Os quatro pré-selecionados farão uma prova de inglês (é obrigatória a fluência plena na língua) e uma entrevista via telefone para avaliar a fluência na língua.

A ONU pagará as passagens de classe econômica para Nova York, Genebra e de volta ao Brasil. Também serão fornecidas diárias durante a cobertura. Todos os eventos serão em inglês. Os candidatos devem também ter diversos anos de experiência profissional e interesse na área de jornalismo internacional.

O Programa de Bolsas para Jornalistas Reham Al-Farra (RAF) Memorial 2012 vai selecionar 12 candidatos de 24 países em desenvolvimento. Participar do programa é uma oportunidade para se familiarizar com o trabalho das Nações Unidas e cobrir a 67ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.

Os candidatos devem ler atentamento informações sobre o contexto do Programa:
www.un.org/en/media/fellowship/pdf/2012/RAF_2012_BG_Info.pdf

É obrigatório o envio do Formulário de Inscrição e o Formulário do Exame de Proficiência em Inglês, disponíveis em
www.un.org/en/media/fellowship/process.shtml

É desejável anexar os documentos que comprovam algum interesse anterior no trabalho das Nações Unidas, como por exemplo artigos de jornal, vídeos, links para programas de TV e rádio etc. Interesse geral em relações internacionais ou aspirações futuras para cobrir a ONU não são aceitas. Os candidatos que não apresentarem todos os formulários acima mencionados e os documentos comprovativos para o endereço [email protected] até o prazo indicado não serão considerados.

Informações completas: www.un.org/en/media/fellowship/

Segurança dos jornalistas deve ser garantida, pede UNESCO após ataques no México

Segurança dos jornalistas deve ser garantida, pede UNESCO após ataques no México. Foto ONUA chefe da agência da ONU destinada a defender a liberdade de imprensa deplorou o recente ataque que matou um fotógrafo e feriu seriamente outro em Ciudad Juarez, no estado mexicano de Chihuahua, destacando que os profissionais da mídia devem trabalhar em segurança.

“Os jornalistas e profissionais dos meios de comunicação já pagaram um preço muito alto nessa região”, disse a Diretora-Geral da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova. Luis Carlos Santiago Orozco, de 21 anos, foi morto e Carlos Manuel Sanchez Colunga,de 18 anos, ficou gravemente ferido após ser baleado por homens armados não identificados no ataque de 16 de setembro, que ocorreu nas proximidades do shopping Rio Grande em Ciudad Juarez.

Bokova fez um pedido pelo fim violência numa carta aberta na primeira página do El Diário, jornal para o qual os dois fotógrafos trabalhavam. “É vital que os jornalistas possam trabalhar com segurança, sem temer por suas vidas, para que a sociedade mexicana possa desfrutar do direito básico da liberdade de expressão”, afirmou.

Segundo a organização não-governamental Jornalistas sem Fronteiras, o jornal não tinha recebido ameaças e as duas vítimas não estavam envolvidas em reportagens investigativas. De acordo com um comunicado da UNESCO, “A operação foi uma resolução típica de um cartel de drogas”. Jornalistas Sem Fronteiras informa que 68 profissionais de mídia foram mortos desde 2008 no México e 11 foram declarados desaparecidos desde 2003.