Arquivo da tag: Programa Mundial de Alimentos

A situação no Paquistão continua crítica

Milhares de deslocados por inundações no Paquistão. Foto: ONUAs grandes inundações no Paquistão se espalharam para o sul da província de Sindh, onde centenas de milhares de pessoas buscam abrigo após serem evacuados de suas aldeias inundadas. As agências de ajuda humanitária continuam entregando suprimentos a milhões de pessoas afetadas.

“A situação em Sindh é de grande preocupação. Cidades inteiras já foram evacuadas”, disse o Porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). “Temos centenas de milhares de pessoas em movimento, e se não formos capazes de chegar a todos aqueles que necessitam de ajuda imediata, pode haver um aumento das doenças transmitidas pela água e, naturalmente, escassez de alimentos e falta de abrigos”, acrescentou.

As inundações, que começaram no final do mês passado, já causaram a perda de mais de 1.200 vidas e a destruição de casas, fazendas e infra-estrutura em grandes partes do país. Segundo estimativas do governo, 15,4 milhões de pessoas foram afetadas, dentre as quais seis milhões delas necessitam de alimento, abrigo, água potável e cuidados de saúde.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) estima que são necessários pelo menos 40 helicópteros a mais para impulsionar seus esforços e oferecer alívio a um grande número de pessoas que permanecem em áreas inacessíveis.

“Os helicópteros são a única forma de entregar suprimentos em
muitas áreas e é por isso que já estamos usando todas as aeronaves atualmente disponíveis”, disse o diretor do PMA no Paquistão, Herbinger Wolfgang. O PMA até o momento já ajudou a 1,3 milhão de pessoas com rações de emergência de alimentos.

Campanha da ONU usa Internet para lutar contra fome mundial

Através da campanha “Um Bilhão para um Bilhão”, pessoas comuns podem ajudar as mais de um bilhão de pessoas que sofrem com a fome em todo o mundo.

Um Bilhão para um Bilhão” é uma campanha online concebida para fazer uma ligação entre pessoas com boa situação financeira, que têm acesso à Internet, e a população mais pobre do planeta. O projeto é baseado na ideia de que mais de um bilhão de pessoas sofrem com a fome ao mesmo tempo em que um bilhão estão conectadas à rede mundial de computadores.

A Diretora Executiva do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), Josette Sheeran, destacou a campanha em um comunicado divulgado no segundo dia da Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, que acontece em Roma (Itália).

“Sem comida, as pessoas se revoltam, migram, ou morrem. Esta é uma questão emergencial de nossa geração, e estamos em uma encruzilhada crítica. Neste momento, devemos estimular todas as nações, todos os povos e todos os recursos para derrotar a fome”, disse Sheeran. “Se cada um de nós doasse somente um dólar e meio por semana, aqueles sem comida teriam o suficiente para comer”, completou.

Veja como participar acessando o link: http://www.wfp.org/1billion