Palestinos perdem acesso a fontes de água na Cisjordânia para assentamentos israelenses, alerta ONU

Palestinos perdem acesso a fontes de água na Cijordânia para assentamentos israelenses, alerta ONUPesquisa divulgada hoje (19/03) pela ONU alerta que os palestinos têm perdido o acesso a fontes de água na Cisjordânia, como resultado do cercamento das nascentes por colonos israelenses, que chegam a intimidar palestinos para garantir o controle de pontos de água próximos aos assentamentos.
Em 2011, trinta fontes foram encontradas sob o controle total dos colonos, sem nenhum acesso palestino à área, de acordo com o levantamento realizado pelo Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
A pesquisa identificou um total de 56 nascentes próximas aos assentamentos israelenses, em uma área que representa mais de 60% da Cisjordânia, onde Israel mantém o controle sobre o planejamento, segurança e construção. Parte dessas fontes também estavam em terras registradas pela administração israelense como propriedade privada de palestinos.
A pesquisa afirma que em pelo menos 22 fontes de água os palestinos tiveram acesso impedido por atos de intimidação, ameaças e violência. Em oito nascentes sob controle completo dos colonos, o acesso palestino foi impedido por obstáculos físicos como cercas.
Em Genebra, a Alta Comissária para os Direitos Humanos, Navi Pillay, disse que os desafios no território palestino ocupado estão intrinsecamente ligados à contínua expansão dos assentamentos israelenses, incluindo a violência de colonos de Israel contra palestinos. “O Governo israelense deve investigar todos os incidentes de violência contra os palestinos e garantir que os seus autores sejam responsabilizados”, concluiu.

0 pensou em “Palestinos perdem acesso a fontes de água na Cisjordânia para assentamentos israelenses, alerta ONU