Papel do Egito no processo de paz no Oriente Médio deve ser mantido

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira (08/02) que o Egito desempenhou um papel importante nas conversas de paz entre Israel e Palestina, e afirmou que este papel deve ser mantido em qualquer transição decorrente das atuais manifestações populares.

Ao seu retorno à Sede da ONU em Nova York, o Secretário-Geral informou ao Conselho de Segurança sobre sua participação numa reunião com o Quarteto do Oriente Médio em Munique (Alemanha), durante a qual foi discutida a promoção da paz na região. Apesar de que a situação no Egito não ter sido especificamente discutida, Ban disse que o Quarteto está “consciente de que o país continua sendo um parceiro crucial para o processo de paz, tanto para Israel como para a Palestina”.

Ban reiterou seu pedido para que todas as partes evitem a violência e assegurem a liberdade de expressão e de informação, afirmando que é fundamental que haja um diálogo entre os líderes e a população para iniciar uma transição ordenada e pacífica. “Cabe à liderança egípcia – e a qualquer outro país no mundo – ouvir atentamente as preocupações e aspirações legítimas de seus povos.” O Secretário-Geral afirmou também que a ONU está preparada para oferecer todo o apoio necessário.