Sri Lanka sofre com mais chuvas

Novas enchentes atingiram o Sri Lanka semanas depois de grandes áreas da ilha asiática terem sido inundadas devido à chuvas torrenciais. Mais de um milhão de pessoas que já tinham sido afetadas sofreram novamente com as enchentes, que já causaram 14 mortes, nove feridos e dois desaparecidos.

Quase 200 mil pessoas foram forçadas a deixarem suas casas e levadas a abrigos temporários em 15 distritos, conforme relatou o Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), que afirmou também que as pessoas têm se aventurado a voltar para suas casas à medida que o nível das águas diminui, apesar de que ainda são esperadas mais chuvas.

As enchentes causaram a destruição de plantações de arroz, bem como de outras culturas, e também prejudicaram a entrega de assistência humanitária, já que muitas estradas estão submersas ou danificadas. Agências e parceiros da ONU continuam a fornecer ajuda, como alimentos, materiais de abrigo, medicamentos, e outros itens básicos. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) forneceu comida para 500 mil pessoas atingidas pela primeira série de inundações, em janeiro, e deve alimentar meio milhão de pessoas vítimas das novas enchentes.