Prevenção do genocídio é responsabilidade global, afirma secretário-geral da ONU

Secretário-geral da ONU em Conferência contra genocídio na Bélgica. Foto: ONU/Evan Schneider

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira (1º) que a defesa dos direitos humanos é uma responsabilidade global, pedindo a todos os governos que se comprometam na prevenção de massacres para que nunca voltem a acontecer.

A declaração foi feita durante a Conferência Internacional sobre a Prevenção do Genocídio, em Bruxelas (Bélgica), realizada para marcar os 20 anos do genocídio de Ruanda. “Prestamos homenagem à memória das vítimas através da lembrança e reflexão. Mas talvez seja através de nossos esforços de prevenção e proteção que podemos honrá-los ainda mais”, disse Ban.

O secretário-geral lembrou que progresso tem sido feito em prender os perpetradores de genocídios, citando o estabelecimento dos tribunais internacionais especiais para Ruanda, ex-Iugoslávia, Serra Leoa e Camboja.

Ele também falou sobre alguns dos fracassos da comunidade internacional nos últimos anos em prevenir genocídios, citando a decisão do Conselho de Segurança de retirar a operação de paz da ONU em Ruanda há 20 anos. “A ONU também foi profundamente marcada por suas ações e inações em Srebrenica”, acrescentou, sublinhando que a Organização vem trabalhando duro “para aproveitar as lições aprendidas com estas falhas”.