Processo de união palestina deve promover a paz, ressalta Secretário-Geral

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moonEm conversa por telefone neste sábado (30/04) o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, debateu com o Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, a recente união dos grupos palestinos, Hamas e Fatah, ressaltando que ela deve ser feita de modo a promover a paz, a segurança e a não-violência. Ban disse que as Nações Unidas irão analisar cuidadosamente o acordo entre os grupos e registrar as preocupações israelenses em relação à reunião.

O Secretário-Geral ressaltou a necessidade de progresso em direção a uma unidade palestina, no âmbito da Autoridade Palestina, liderada pelo Presidente Mahmoud Abbas, com os compromissos da Organização para a Libertação da Palestina. A fala de Ban reitera os esforços das autoridades da ONU, que vêm pedindo aos grupos palestinas que deixem as diferenças de lado para se concentrarem primeiramente nos interesses nacionais, para definir o caminho a ser percorrido e os desafios a serem enfrentados.

Na conversa com Barak também foi discutido o processo de paz para o Oriente Médio. Ban demonstrou preocupação com o atual impasse nas negociações entre Israel e os palestinos, reiterando que ele é prejudicial para ambas as partes. Ele falou ao Ministro israelense que o Quarteto Diplomático para o Oriente Médio “continua discutindo maneiras equilibradas e eficazes para ajudar as partes a romper o bloqueio e seguir adiante, resolvendo as questões finais”.