Projeto social leva programação digital a quase 100 famílias em João Pessoa

O projeto Brasil 4D ajuda a promover inclusão digital entre os que não têm acesso à internet. Foto: UFPB/Divulgação.
O projeto Brasil 4D ajuda a promover inclusão digital entre os que não têm acesso à internet. Foto: UFPB/Divulgação.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) desenvolveu um projeto social nos bairros pobres de João Pessoa, capital da Paraíba, chamado Brasil 4D. Nele, quase 100 famílias com renda média de 300 reais receberam equipamentos de recepção do sinal de TV digital.

As pessoas atendidas pelo projeto puderam assistir a programas interativos que as ensinavam a tirar documentos, obter informações sobre empregos, cursos e cuidados infantis.

O objetivo foi trazer democracia, diversidade, desenvolvimento e digitalização para a região. Segundo um estudo conduzido pelo Banco Mundial, 83% dos participantes que assistiram aos programas interativos sentiram as vantagens no bolso. O principal benefício citado por 64% dos participantes foi a economia de dinheiro na hora de obter acesso a serviços públicos.

“Chamei uma vizinha, de 68 anos, para assistir à TV comigo e ela se interessou”, lembra Marta Gomes. “Ela não recebia nenhum benefício do governo porque não sabia que tinha esse direito. E correu para se inscrever quando viu na tela uma senhora participando dos programas sociais.”

O projeto da EBC também contou com a ajuda das universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Santa Catarina (UFSC), bem como da Universidade Católica de Brasília (UCB). Ele foi apresentado no IV Fórum Internacional de Mídias Públicas, organizado pela própria empresa em conjunto com o Banco Mundial, e já ganhou dois prêmios: o troféu da Sociedade de Engenharia de Televisão e uma menção honrosa no Inovação e Criatividade 2013, em Nova York.

O próximo passo é a criação de uma plataforma digital de alcance nacional que transmitirá conteúdo interativo de todas as TVs públicas do país. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

1 pensou em “Projeto social leva programação digital a quase 100 famílias em João Pessoa

Os comentários estão fechados.