Secretário-Geral da ONU saúda decisão israelense de retirar tropas do norte de Ghajar

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou a decisão do governo de Israel de retirar as tropas das Forças Israelenses de Defesa (IDF) do norte de Ghajar, uma vila que se situa no meio da chamada Linha Azul, limite que separa Israel e Líbano.

Em declaração ontem (17), Ban disse que a retirada do exército da região pode ser “um importante passo” para a completa implementação da resolução 1701 do Conselho de Segurança, que pôs fim ao conflito ocorrido em 2006, entre Israel e o grupo libanês Hezbollah. A determinação também pede o respeito à Linha Azul, o desarmamento de todas as milícias que operam no Líbano e o fim do contrabando de armas na região.

“As Nações Unidas pretendem continuar a trabalhar em estreita colaboração com todos os envolvidos, num processo para resolver a condição permanente de Ghajar”, afirmou o Secretário-Geral. Ban também elogiou todos os lados por seu compromisso constante com a resolução 1701 e sublinhou a determinação dos Estados para fazer avançar sua plena implementação.

A Força Interina da ONU no Líbano (UNIFIL) tem a função de monitorar a Linha Azul e reportar quaisquer violações dos países.