Secretário-geral elogia adoção de orçamento de 5,4 bilhões pelos países para atividades da ONU

Delegados se reúnem na Assembleia Geral. Foto: ONU / Rick Bajornas
Delegados se reúnem na Assembleia Geral. Foto: ONU / Rick Bajornas

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, elogiou os Estados-membros nesta quarta-feira (23) por aprovarem e adotarem um orçamento de 5,4 bilhões de dólares para a ONU. A verba vai financiar as atividades da Organização durante o biênio 2016-2017. A distribuição e a origem dos recursos foram definidas em reunião da Assembleia Geral.

“O orçamento que vocês aprovaram reflete a difícil realidade financeira global que temos enfrentado por alguns anos. O financiamento continua a encolher – enquanto as demandas sobre as Nações Unidas crescem. Atravessando tudo isso, estamos fazendo o possível para cumprir os mandatos que vocês nos deram”, afirmou Ban Ki-moon em mensagem aos países.

O dirigente máximo da ONU disse que a Assembleia decidiu “sabiamente” pela liberação de mais recursos para ações de desenvolvimento, o que favorecerá a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por outro lado, o conjunto de Estados-membros decidiu reduzir, ainda mais do que o previsto por Ban Ki-moon, as verbas para os serviços de Informação Pública e Apoio Comum. “Isso impõe alguns desafios, especialmente nessa conjuntura crítica”, disse o secretário-geral.

Apesar dos desafios, Ban Ki-moon elogiou as decisões consensuais acerca da divisão dos custos das atividades regulares e das operações de paz entre os Estados-membros. O presidente da Assembleia Geral, Mogens Lykketoft, também afirmou estar satisfeito com as negociações e disse que 2015 foi “um ano notável para o multilateralismo”.