Subsecretário da ONU tem encontro com presidente-eleito na Costa do Marfim

O Subsecretário-Geral de Operações de Paz da ONU, Alain Le Roy, chegou (27/12) na Costa do Marfim, onde se reuniu com o Presidente recém-eleito, Alassane Outtara, e sua equipe na capital comercial, Abidjan. O objetivo da visita é dar suporte ao trabalho da Missão das Nações Unidas na Costa do Marfim (UNOCI), abalado após a instabilidade política que se instalou no país após o resultado das eleições de 28 de novembro.

Le Roy reafirmou o apoio da ONU para prover todo tipo de ajuda à UNOCI, para que ela possa concluir suas atividades até o fim do mandato. A Missão vem enfrentando reações de civis e líderes políticos que se opõem à sua presença no país. Ele disse que a Missão não está em guerra com nenhuma parte, e que pretende proteger todos os civis, independentemente da posição política ou grupo étnico. “O Presidente Outtara acredita que a UNOCI vem cumprindo sua missão de maneira satisfatória, mas ainda há melhoras a serem feitas”, acrescentou.

O Subsecretário-Geral disse ainda que enviou um pedido ao atual Presidente, Laurent Ggabo, para realizar um encontro, mas ainda aguarda resposta. Ggabo se recusa a deixar o governo após o resultado das eleições presidenciais de novembro apontar Outtara como vencedor.