Teste revela falhas no sistema de alerta para tsunamis no Caribe

O primeiro grande teste do sistema de alerta para tsunamis no Caribe revelou a necessidade de reforçar os preparativos, bem como melhorar a comunicação, os planos de evacuação e o papel do setor privado, afirmou a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) neste sábado (26/03). Apelidado “Onda do Caribe 2011”, o teste foi realizado em 24 de março, numa operação que envolveu 34 países.

O exercício, que simulou um terremoto de 7,6 graus na escala Richter perto das Ilhas Virgens, testou o Sistema de Alerta de Tsunamis e Outros Perigos Costeiros para o Caribe e Regiões Adjacentes (Caribe EWS), estabelecido em 2005, sob a égide da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO.

De acordo com a Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, o teste revelou que várias áreas não receberam a mensagem através do Sistema Global de Telecomunicações. Em outros casos, a recepção das mensagens através da Rede de informação do tempo dos gerentes da emergência (EMWIN) falhou.

Apesar dos problemas, Bokova disse estar “satisfeita com o nível da participação (das pessoas) nestes exercícios e com o interesse demonstrado pelas populações locais”. “Estes treinos são essenciais para avaliar a eficiência dos sistemas de alerta e assegurar seu pleno funcionamento no caso de uma catástrofe”, completou.