Timor-Leste: força nacional reassume policiamento

A Missão de Paz no Timor-Leste (UNMIT) transferiu neste domingo (27/03) as funções de policiamento para a Policia Nacional do país (PNTL), que passa a ser inteiramente responsável pela manutenção da lei e da ordem nacionais. A transferência foi realizada em Dili, capital do Timor-Leste, durante uma cerimônia que celebrou o 11° aniversário da Polícia Nacional.

“A PNTL e a UNMIT trabalharam juntas por mais de quatro anos para reconstruir e desenvolver as capacidades da Polícia para manter o Estado de Direito no Timor-Leste”, declarou a Representante Especial do Secretário-Geral para o país, Ameerah Haq. Ela disse que a ONU continuará fornecendo apoio, mas que a Polícia Nacional é quem vai liderar os esforços de mudança.

O Primeiro Ministro, Xanana Gusmão, agradeceu a ONU e a comunidade internacional pela ajuda no fortalecimento das capacidades de policiamento do país. A UNMIT assumiu o policiamento no Timor-Leste em 2006, a pedido do Governo, após um período de instabilidade. Ela manterá uma equipe com cerca de 1.280 pessoas para dar apoio à PNTL até as eleições de 2012, quando a Missão deverá encerrar seu mandato no país.