UNESCO lança kit de livros e vídeo pedagógico para estimular leitura na primeira infância

No Primeira Infância Completa da Creche Senninha, as crianças aprendem enquanto brincam. Foto: Rio Educa
No Primeira Infância Completa da Creche Senninha, as crianças aprendem enquanto brincam. Foto: Rio Educa

O Programa Primeira Infância Completa ganha dois novos instrumentos para estimular a leitura nos anos iniciais da vida de crianças: um kit de livros para crianças de 0 a 3 anos e um vídeo pedagógico. Criado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Programa proporciona um atendimento alternativo às crianças de 0 a 3 anos não matriculadas em creches e oferece orientação aos familiares.

Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Faber Castell apresentou o material pedagógico a gestores e educadores das unidades de Educação Infantil na última terça-feira (12). A mesa de abertura contou com a presença da coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero; do gerente regional da Faber Castell, Marcos Albuquerque; e da coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Simone Souza.

Estudos e pesquisas sobre linguagem e desenvolvimento do letramento demonstram que os primeiros anos de vida, de 0 a 3 anos, são fundamentais para a construção de atitudes reflexivas, da subjetividade e da sensibilidade. Nessa fase é interessante promover o desenvolvimento do vocabulário e da sintaxe, que exercem um papel importante para um bom desempenho escolar e para melhorar as habilidades de leitura nas séries subsequentes. 

O incentivo à leitura na primeira infância se constitui em uma estratégia necessária e para a aquisição de comportamentos de leitores tanto em crianças quanto em seus familiares. Para atender essa demanda, o vídeo e o kit possibilitam desenvolvimento de estratégias de leitura, podendo ser utilizados por pais, professores e todos os envolvidos com a educação de crianças.