UNFPA e Itaipu formalizam parceria para região fronteiriça entre Brasil e Paraguai

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Itaipu Binacional assinam nesta terça-feira (23) um Memorando de Entendimento (MdE) para formalizar a parceria voltada para a cooperação conjunta nas comissões de Saúde Indígena, Saúde Reprodutiva e Direitos, Saúde do Idoso e Saúde do Homem do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu-Saúde). A assinatura acontece na Sede da Itaipu em Foz do Iguaçu (PR), durante a Reunião do GT Itaipu-Saúde.

“Já contribuímos tecnicamente para os grupos de trabalho sobre saúde reprodutiva e população indígena, e estamos abertos para trabalhar com outras iniciativas”, destacou o Representante do UNFPA no Brasil e Diretor do UNFPA na Argentina e no Paraguai, Harold Robinson.

O Memorando de Entendimento é assinado no âmbito da Cooperação Sul-Sul, já que está baseado no diálogo e na cooperação entre o Brasil e Paraguai, com benefício também para a Argentina. Segundo Robinson, “a Cooperação Sul-Sul é uma das estratégias centrais adotadas pelo UNFPA no Brasil, para promover a troca de experiências entre Brasil e principalmente países da América Latina, Caribe e África, e impulsionar os avanços na agenda de população e desenvolvimento, com foco prioritário em saúde e direitos reprodutivos, participação e direitos dos jovens”.

A expectativa para o UNFPA é que a parceria contribua para o fortalecimento e desenvolvimento da região fronteiriça. “Nos sentimos muito afortunados por contar com esse espaço privilegiado de trabalho na Tríplice Fronteira. Esperamos criar aqui uma experiência que possa inspirar outros países a trabalhar com o mesmo espírito colaborativo com seus vizinhos”, ressaltou o Representante do UNFPA.