Arquivo da tag: Nações Unidas

Nações Unidas: Retrospectiva do ano de 2010

Nações Unidas: Retrospectiva do ano de 2010Já se encontra disponível em neste link o documentário Nações Unidas: Retrospectiva 2010, um balanço do trabalho das Nações Unidas com imagens da atuação da Organização em todo o planeta.

O filme, de pouco mais de dez minutos de duração, mostra a ação humanitária da ONU no devastador terremoto que atingiu o Haiti em janeiro, quando trezentas mil pessoas perderam suas vidas; a tragédia que abalou o Paquistão, onde um quinto do país ficou debaixo d’água; e a seca em Níger, que fez com mais de sete milhões de pessoas, aproximadamente metade da população, perdessem suas colheitas.

O programa mostra também, entre muitas outras ações, a atuação dos mais de 124 mil membros de forças de paz que foram enviados a 16 missões no mundo inteiro e os esforços que estão sendo realizados para uma paz duradora no Oriente Médio e para libertar o mundo das armas nucleares.

Mas 2010 também foi um ano de boas notícias que podem ser vistas no documentário: ao comemorar o Ano da Biodiversidade, os 193 membros da Convenção da Diversidade Biológica prometeram conter as perdas de espécies animais e vegetais no mundo, aumentar a proteção de ecossistemas vitais e compartilhar igualmente os recursos da Terra. Neste ano os Chefes de Estado se reuniram na ONU em Nova York para rever o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com o objetivo de criar um mundo livre da pobreza extrema até 2015; neste ano a ONU criou uma nova entidade para a Igualdade de Gênero, chamada ONU Mulheres.

Assista Nações Unidas: Retrospectiva 2010 clicando aqui ou a seguir.

ONU celebra os seus 65 anos com novo escritório e exposição fotográfica em Salvador

Salvador – No 65º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade de Salvador ganha o Escritório Compartilhado da ONU na Bahia, localizado em um dos principais cartões postais da cidade: o Ed. Elevador Lacerda (Praça Municipal Thomé de Souza, s/n). Nesta sexta-feira, 26 de novembro, o Sistema das Nações Unidas no Brasil promove, no Palácio Rio Branco, às 9h30, solenidade de inauguração da nova sede com a abertura da exposição fotográfica ‘Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações’.

O evento contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner; do prefeito de Salvador, João Henrique; e do coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek. Ainda participarão da solenidade: os representantes, no Brasil, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Marie-Pierre Poirier; da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo; e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Harold Robinson; além do Diretor de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para a América Latina e Caribe, Ivan Cossio; e do representante adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Arnaud Peral.

Os convidados serão recepcionados no Palácio Rio Branco pela Orquestra Neojibá. Ao final da solenidade, a Banda Feminina Didá se apresentará na Praça Municipal.

Nova sede

O Escritório Compartilhado da ONU na Bahia é o primeiro com atuação integrada de agências das Nações Unidas no País. Cinco organismos de cooperação internacional com atuação no Estado vão trabalhar em conjunto no local: UNICEF, PNUD, OIT, UNFPA e FIDA. O espaço foi cedido pela Prefeitura Municipal de Salvador e reformado pelo Governo da Bahia e a ONU.

“A decisão de ter um Escritório Compartilhado da ONU na Bahia é um reconhecimento da importância do Estado no contexto regional e do valor das parcerias firmadas com o Governo da Bahia e a Prefeitura Municipal de Salvador. O Escritório Compartilhado é mais um incentivo para o desenvolvimento de um trabalho integrado entre agências do Sistema ONU no Brasil na promoção do desenvolvimento humano sustentável”, diz Jorge Chediek, coordenador do Sistema das Nações Unidas no Brasil e também representante do PNUD no País.

A exposição

‘Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações’ conta, por meio de 85 fotos históricas, a participação do Brasil no processo de criação e consolidação da ONU, que foi fundada em 1945 e que hoje reúne 192 Estados Membros. As imagens retratam diferentes projetos realizados em cooperação com as Nações Unidas, tanto no País como no exterior, e programas de assistência humanitária em situações de desastres naturais e reconstrução pós-conflito.

A mostra também presta uma homenagem aos brasileiros que dedicaram sua vida e marcaram a história da Organização, celebrando as conquistas alcançadas. Há ainda módulos especiais dedicados à passagem de presidentes brasileiros na sede da ONU, em Nova Iorque, e às personalidades brasileiras que são Mensageiros da Paz ou Embaixadores das diferentes agências e organismos que compõem o Sistema ONU.

Até 26 de dezembro, o público poderá conhecer, no Palácio Rio Branco, um panorama diversificado e atual sobre a parceria entre a ONU e o Brasil, que atualmente se posiciona como um dos novos líderes da comunidade internacional do século XXI. A exposição ficará aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é franca.

A mostra também pode ser vista no site www.unicrio.org.br/onu2010

Mais informações

Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Andréia Neri
E-mail: [email protected]
Telefone: (71) 3183 5700 ou 9199 0913)
Alexandre Amorim
E-mail: [email protected]
Telefone: (61) 8166 1636

Assessoria de Comunicação do PNUD no Brasil
Daniel de Castro
E-mail: [email protected]
Telefone: (61) 3038 9117 ou 8221-1502

Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio)
E-mail: [email protected]
Telefones: (21) 2253 2211
Website: www.unicrio.org.br

GloboNews faz programa especial sobre história da ONU

Fome, violência, discriminação, doenças. O mundo tem lutado para resolver esses problemas que atingem de formas diferentes o planeta e preocupam toda humanidade. Há 65 anos, nascia uma organização que hoje reúne 192 países com um objetivo fundamental: trabalhar por um mundo melhor.

O Brasil teve uma posição fundamental em todo o processo da Organização das Nações Unidas. Alguns que se destacaram foram Austregésilo de Athayde, um dos responsáveis pelos textos da Declaração dos Direitos Humanos, e Oswaldo Aranha, que presidiu a Assembleia que declarou o Estado de Israel. Ainda segundo a tradição da casa, os presidentes do Brasil abrem as Assembleias Gerais da ONU.

O programa “Arquivo N”, da GloboNews, produziu um especial sobre a história da ONU, desde sua criação até momentos mais recentes. O Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa, conta um pouco sobre os principais desafios das Nações Unidas hoje e relembra a figura de Sergio Vieira de Mello, um dos maiores funcionários que a ONU já teve e que morreu durante os ataques terroristas a um prédio das Nações Unidas em Bagdá, em 2003.

O programa foi ao ar na última quarta-feira (03) e pode ser visto na íntegra clicando aqui.

O “Arquivo N” também é exibido às quintas (03h30, 11h30 e 17h30); sextas (05h30); sábados (16h05); e domingos (04h05 e 21h05). De hoje até domingo o programa sobre a ONU será reprisado.

Em 1945, o Brasil, um dos 44 Estados-Membros da Administração das Nações Unidas de Assistência e Reabilitação (UNRRA), envia feijão brasileiro para a Grécia, através do porto de Pireu. A UNRRA surgiu de uma proposta do Presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt, em 1943, para prestar socorro às áreas libertadas do Eixo durante a II Guerra Mundial, formando a “primeira Organização das Nações Unidas”. Ela foi estabelecida para “coordenar, administrar e organizar medidas para o alívio das vítimas da guerra em qualquer área sob o controle de qualquer uma das Nações Unidas, através do fornecimento de alimentos, combustível, vestuário, habitação e outras necessidades básicas.” Foto: ©ONU/Seção de Administração dos Arquivos e Registros

Exposição em Brasília celebra 65º aniversário da ONU e conta história da cooperação com o Brasil

Brasília e Rio de Janeiro – Comemorado no dia 24 de outubro, o 65º aniversário da Organização das Nações Unidas será celebrado, no Brasil, com uma exposição fotográfica que conta a história da cooperação entre o País e a ONU. A exposição será inaugurada na próxima segunda-feira (dia 25/10) às 17h30, no Palácio Itamaraty, em Brasília, com a presença do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Coordenador-Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, além de ministros de Estado, representantes do corpo diplomático e das agências, fundos e programas da ONU que atuam no País.

Em 1945, o Brasil, um dos 44 Estados-Membros da Administração das Nações Unidas de Assistência e Reabilitação (UNRRA), envia feijão brasileiro para a Grécia, através do porto de Pireu. A UNRRA surgiu de uma proposta do Presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt, em 1943, para prestar socorro às áreas libertadas do Eixo durante a II Guerra Mundial, formando a “primeira Organização das Nações Unidas”. Ela foi estabelecida para “coordenar, administrar e organizar medidas para o alívio das vítimas da guerra em qualquer área sob o controle de qualquer uma das Nações Unidas, através do fornecimento de alimentos, combustível, vestuário, habitação e outras necessidades básicas.” Foto: ©ONU/Seção de Administração dos Arquivos e RegistrosA exposição ‘Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações‘ conta, por meio de fotos históricas e inéditas, a participação do Brasil no processo de criação e consolidação da ONU, que foi fundada em 1945 e que hoje reúne 192 Estados-Membros. Outras imagens retratam diferentes projetos implementados em cooperação com as Nações Unidas, tanto no País como no exterior, e programas de assistência humanitária em situações de desastres naturais e reconstrução pós-conflito.

A mostra também presta uma homenagem aos brasileiros que dedicaram sua vida e marcaram a história da Organização, celebrando as conquistas alcançadas. Há ainda módulos especiais dedicados à passagem de presidentes brasileiros na sede da ONU, em Nova Iorque, e às personalidades brasileiras que são Mensageiros da Paz ou Embaixadores da Boa Vontade das diferentes agências que compõem o Sistema ONU. No total, 85 fotos dão um panorama diversificado e atual sobre a parceria entre a ONU e o Brasil, que atualmente se posiciona como um dos novos líderes da comunidade internacional do século XXI.

A partir do dia 25 de outubro a exposição estará também disponível de maneira virtual através de um website especialmente criado para o Dia da ONU: www.unicrio.org.br/onu2010

A exposição “Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações” ficará aberta ao público entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro, no saguão de entrada do Palácio Itamaraty, em Brasília das 14h00 às 16h30 (entre segunda e sexta-feira) e das 10h00 às 15h30 (durante os finais de semana e feriados). A entrada é franca.

Mais informações

Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil | UNIC Rio
Gustavo Barreto | email: [email protected]
office: +55(21) 2253-2211 | mobile: +55(21) 8185-0582
website: www.unicrio.org.br | twitter.com/unicrio