Arquivo da tag: tuberculose

OMS e parceiros querem mais esforços contra tuberculose

Agência estabelece meta para tratamento e diagnóstico de 1 milhão de pacientes que têm variante multiresistente da doença, entre 2011 e 2015.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, e os parceiros da agência pediram a líderes mundiais que aumentem seus compromissos na luta contra a tuberculose resistente a medicamentos.

Entre os colaboradores da agência estão o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária e a Parceria pelo Fim da Tuberculose. A OMS quer mais financiamento para a meta de diagnosticar e tratar cerca de 1 milhão de pacientes com a tuberculose resistente entre 2011 e 2015.

Avanços

O alerta foi feito para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, neste 24 de março. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, afirmou que enquanto muitos países conseguiram avanços contra a doença, o mundo ainda precisa fazer mais pelas pessoas que necessitam de assistência.

O especialista em Doenças Infecciosas e professor da USP, Olavo Munhoz Leite, falou à Rádio ONU, de São Paulo, sobre a importância de se seguir o tratamento até o final.

“Em geral, quando as pessoas abandonam com um mês, um mês e meio, não é suficiente para você eliminar os bacilos que a pessoa tem no pulmão. Ela volta com o sintoma. Se ela não procurar tratamento, começa a contaminar outras pessoas. Mas esse abandono tem outro fator importantíssimo, que é a chance que os bacilos da tubercolose se tornem resistentes ao medicamento,”explicou.

Segundo a OMS, se nada for feito para tratar casos de tuberculose multiresistente, até 2015, o mundo terá mais de 2 milhões de novos casos.

Em 2009, a tuberculose matou 1,7 milhão de pessoas. Um ano antes, a forma resistente da doença fez 150 mil vítimas fatais.

Clique aqui para ouvir a matéria da Rádio ONU.

Nova iniciativa visa acabar com mortes por tuberculose entre pessoas com HIV

Nova iniciativa visa acabar com mortes por tuberculose entre pessoas com HIV. Foto: ONU.As Nações Unidas e a Parceria Acabe com a TB (Stop TB Partnership) concordaram em juntar esforços para reduzir a metade o número de pessoas vivendo com Aids que podem morrer de tuberculose até 2015, que totaliza um quarto de todas as mortes entre aqueles que vivem com o vírus. O acordo assinado na quinta-feira (22) em Viena (Áustria) entre o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e a Parceria Acabe com a TB – uma importante iniciativa público-privada de saúde global – também visa fornecer tratamento anti-retroviral para todos os pacientes de TB vivendo com HIV.

O Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, declarou já possuir as ferramentas para impedir que pessoas vivendo com HIV morram de TB. Ele também reforçou a importância de juntar forças com os parceiros envolvidos com a questão para promover uma iniciativa mais humanitária, a fim de eliminar virtualmente as mortes por HIV em decorrência da TB. As duas organizações pressionarão programas de saúde governamentais para que estes cheguem a todos necessitando de tratamento para TB e HIV, através da integração de serviços que fornecem diagnósticos e tratamento para ambas as doenças. Eles também insistirão por mais recursos para alcançar o objetivo, além de estimular organizações da sociedade civil, comunidades afetadas por TB e HIV e o setor privado para formar parcerias fortes para tratarem do assunto.

Apontando as necessidades de grupos marginalizados, também foi destacada a importância de líderes mundiais promoverem acesso completo a serviços de HIV e TB para mulheres e meninas, órfãos, pessoas desalojadas, migrantes, prisioneiros, homossexuais, usuários de drogas e outros grupos vulneráveis. Os líderes das duas organizações também planejam fazer pelo menos duas visitas conjuntas por ano durante 2010 e 2011 a países extremamente afetados por TB e HIV, além de promover a nova iniciativa durante pelo menos um evento internacional por ano.

O acordo chega no momento em que agências da ONU, representantes do governo especialistas em saúde se reúnem em Viena para a XVIII Conferência Internacional sobre AIDS. Durante a conferência, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) lançou um conjunto de ferramentas para necessidades de avaliação para prevenção e tratamento do HIV e TB em prisões, considerando que muitos países não possuem mecanismos para atender a tais questões.

Segundo o UNODC, a partir dos limitados dados disponíveis, é evidente que o índice de HIV, hepatite C e TB em prisões são particularmente altos. A agência apontou que ao usar o conjunto de ferramentas, governos podem estabelecer objetivos mais específicos adaptados pelas necessidades de prisioneiros e funcionários de prisões. Também foi destacado que devido ao alto índice de HIV e outras doenças contagiosas entre prisioneiros, seu alastramento também atinge facilmente a população em geral por conta da inda e vinda de prisioneiros das comunidades. O conjunto de ferramentas propõe tratamento abrangente do HIV, que deve ser disponibilizado a todos os prisioneiros na forma de prevenção, aconselhamento terapêutico voluntário e exames, tratamento anti-retroviral, prevenção e tratamento de infecções oportunistas, assim como apoio em geral.