ACNUR pede ao governo da Jordânia que libere a entrada de 12 mil refugiados sírios

Refugiado encontra abrigo no campo de Azraq, a 320 quilômetros de onde populações deslocadas têm se aglomerado em regiões precárias, próximas à fronteira da Síria com a Jordânia. Foto: UNICEF / Badran
Refugiado encontra abrigo no campo de Azraq, a 320 quilômetros de onde populações deslocadas têm se aglomerado em regiões precárias, próximas à fronteira da Síria com a Jordânia. Foto: UNICEF / Badran

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) expressou sua preocupação, nesta terça-feira (8), quanto à situação de 12 mil pessoas que estão tentando fugir do conflito na Síria, mas não conseguem atravessar a fronteira do país rumo à Jordânia. O escritório da ONU solicitou ao governo jordaniano que permita a entrada dos refugiados em seu território. As populações deslocadas têm se aglomerado em regiões desprovidas de água, vegetação e proteção contra o sol e enfrentam diversos problemas de saúde.

Cerca de 11 mil refugiados estão em Rukban, a cerca de oito quilômetro a oeste do ponto onde as fronteiras da Síria, da Jordânia e do Iraque se encontram. Outros mil deslocados tentam encontrar abrigo em Hadalat. De acordo com o ACNUR, as populações têm se reunido em locais próximos a acostamentos de terra na Jordânia. Apenas em novembro, o contingente de refugiados presentes nessas localidades triplicou.

A porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming, alertou que os refugiados apresentam problemas médicos, como infecções respiratórias, sarna, gastroenterite, diarreia, vômito e má nutrição aguda entre as crianças. Mulheres grávidas tiveram que dar a luz nesses locais precários, em condições pouco higiênicas e sanitárias. Para a agência da ONU, a liberação da entrada dos refugiados na Jordânia deve priorizar os mais vulneráveis, como mulheres grávidas, crianças abaixo dos seis meses de idade e seus familiares, deficientes e pessoas que precisam de cuidados médicos e cirúrgicos emergenciais.

O ACNUR reconheceu a ajuda que o governo jordaniano tem prestado à agência. O país já recebeu 630 mil refugiados, contingente que sobrecarregou a economia e a infraestrutura da nação. O escritório da ONU também considerou legítimas as preocupações do Estado com os impactos do intenso fluxo de pessoas deslocadas sobre a segurança. O ACNUR afirmou que tem apoiado e fortalecido procedimentos de registro e triagem dos refugiados, a fim de avaliar casos e históricos individuais.