Assembleia Geral solicita cooperação global no combate ao terrorismo

Assembleia Geral solicita cooperação global no combate ao terrorismoOs Estados-Membros da ONU devem trabalhar juntos para combater o terrorismo internacional, uma das mais graves ameaças à paz e segurança globais, afirmaram os Membros da Assembleia Geral, ressaltando a necessidade de diálogo e participação das organizações regionais e da sociedade civil em medidas contra o terrorismo.

Em resolução adotada no dia 8 de setembro, no final de uma sessão plenária sobre a Estratégia Antiterrorista Global da ONU, a Assembleia Geral reafirmou que a principal responsabilidade dos Estados-Membros é a de implementar a Estratégia, embora reconheça a necessidade de reforçar o papel desempenhado pela ONU na questão.

O papel da Força-Tarefa da ONU Contra o Terrorismo (CTITF) é o de facilitar a coordenação dos esforços antiterrorismo com organizações internacionais, regionais e subregionais e promover a coerência na implementação da Estratégia em nível nacional, regional e global. Os Estados-Membros podem solicitar assistência da Força-Tarefa, especialmente no desenvolvimento de capacidades, de acordo com a resolução.

A Estratégia foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral em setembro de 2006 e permanece sendo o quadro estratégico e guia prático em relação aos esforços conjuntos da comunidade internacional para combater o terrorismo.