Campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas é lançada na Bahia

SJCDH e Ministério da Justiça lançam a Campanha Coração Azul. Foto: SJCDH
SJCDH e Ministério da Justiça lançam a Campanha Coração Azul. Foto: SJCDH

O Ministério da Justiça e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH) lançaram na quarta-feira (23) a Campanha Coração Azul, assumindo um compromisso com a sociedade contra o tráfico de pessoas no país.

A campanha, que é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), teve participação do secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, o secretário da SJCDH da Bahia em exercício, Reginaldo Silva, e as equipes de enfrentamento ao tráfico de pessoas (ETP) do Ministério da Justiça e dos núcleos e postos de ETP de 16 Estados da federação.

“Estamos aqui para reafirmarmos que não somos favoráveis a nenhuma situação de objetificação da vida ou da transformação das pessoas em mercadorias”, disse Abrão. “A Bahia se coloca numa vanguarda de unidade para gerar consciência critica sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas”, acrescentou.

Artistas baianos como Ivete Sangalo, embaixadora da campanha, Saulo Fernandes, Cláudia Leite, Dan Miranda e Márcio Vitor vestiram a camisa da campanha e participaram da ação que diz não ao crime que transforma pessoas em objetos.

O lançamento ocorreu no primeiro dia da IX Reunião Técnica de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (NETP), em Salvador. Entre os objetivos está o fortalecimento da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o intercâmbio, troca de experiências e disseminação de boas práticas do trabalho na temática.

Durante o encontro, foi exibido o documentário “Tráfico de Pessoas: A Escravidão Moderna”, que conta a história de uma baiana que foi convencida a ir para a Europa com a promessa de melhoria de vida financeira e foi explorada sexualmente. Com o intuito de conscientizar os jovens, o documentário será exibido em escolas públicas de Salvador.