A segregação socioeconômica nas cidades contribui para a fragmentação social e para os altos níveis de violência, alertou a CEPAL. Foto: OMS

Comissão da OPAS sobre desigualdade em saúde reúne-se com autoridades e sociedade civil na Costa Rica

Comissão da OPAS discute desigualdade no acesso à saúde nas Américas. Foto: OMS
Comissão da OPAS discute desigualdade no acesso à saúde nas Américas. Foto: OMS

A Comissão sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reúne-se na Costa Rica até sexta-feira (23) para fazer entrevistas com autoridades governamentais, sociedade civil e academia, com o objetivo de avançar na compreensão e fazer sugestões para lidar com as desigualdades em saúde na região.

Os comissários vão focar suas discussões em torno de questões de violência e gênero, temas de relevância tanto para a Costa Rica como para a América Central como um todo. Além disso, visitarão a Delegação da Mulher e a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A OPAS estabeleceu em 2016 a Comissão Independente sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas, composta por especialistas que avaliarão as evidências disponíveis sobre os elementos que levam a essas desigualdades, bem como propor ações para melhorar a saúde das pessoas na região.

O foco do trabalho da comissão é levar em conta os quatro temas transversais de gênero, equidade, direitos humanos e etnia. As recomendações finais serão apresentadas em 2018.

A Costa Rica é um dos 15 países das Américas que se associaram à comissão para auxiliar na coleta de dados, entre os quais também estão Argentina, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, El Salvador, Jamaica, México, Peru, Suriname e Trinidad e Tobago.

Esses países fornecerão informações e assessoramento sobre estudos de casos que tiveram resultados de sucesso e outros que tenham falhado em termos de melhoria da equidade e redução das desigualdades em saúde. Também contribuirão com sugestões para as recomendações que a comissão faça ao fim do seu trabalho.

A comissão já iniciou o processo de examinar evidências, e é esperado que nessa reunião na Costa Rica se discutam os resultados preliminares. Participarão também do encontro os representantes da OPAS na Costa Rica, El Salvador, Jamaica, México e Trinidad e Tobago.

Desde sua criação, a comissão realizou duas reuniões em Washington, nos Estados Unidos, e em Bogotá, Colômbia, com o objetivo de reunir evidências. Está prevista outra visita a Trinidad e Tobago.

A comissão é presidida por Michael Marmot, do Instituto de Equidade em Saúde da University College London. O secretariado e grupo de trabalho dos temas transversais da OPAS apoia a comissão para assegurar sua independência.

Além de Michael Marmot, outros membros são Paulo Buss e Cesar Victora, do Brasil; Nila Heredia, da Bolívia; Tracy Robinson, da Jamaica; Cindy Blackstock, do Canadá; Mirna Cunningham, da Nicarágua; María Paula Romo, do Equador; Pastor Murillo, da Colômbia; Mabel Bianco e Victor Abramovich, da Argentina; e David Satcher e Jo Ivey Boufford, dos Estados Unidos.