Desastres de trânsito, HIV/Aids e suicídio são as maiores causas de morte entre adolescentes, alerta ONU

Acidentes de trânsito matam três vezes mais meninos do que meninas. Foto: OMS

Em todo o mundo, acidentes de trânsito, HIV/Aids  e suicídio são os três maiores responsáveis pela mortalidade entre adolescentes enquanto que a depressão é a principal causa de outras doenças.  Os dados foram revelados nesta quarta-feira  (14) no relatório on-line Saúde dos Jovens Adolescentes, da  Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu atenção reforçada para  a saúde de rapazes e moças, tanto na adolescência, como em fase pré-adolescente.

“Esperamos que este relatório chame a atenção para as necessidades de saúde para pessoas entre os 10 e os 19 anos e que sirva como um ponto de partida para acelerar as ações necessárias, afirmou a diretora-geral assistente do programa da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a Saúde das Crianças, Mulheres e da Família, Flavia Bustreo.

Cerca de 1,3 milhão de adolescentes morreu em 2012. Desses jovens, o maior número perdeu a vido devido a acidentes de trânsito. A taxa de morte dos jovens do sexo masculino é três vezes superior à das meninas. Do lado feminino, entre os 15 e os 19 anos, o suicídio lidera as causas de morte, e  a mortalidade materna fica em segundo lugar.

0 pensou em “Desastres de trânsito, HIV/Aids e suicídio são as maiores causas de morte entre adolescentes, alerta ONU