Dia Internacional da Juventude – 12 de agosto de 2009

Koichiro Matsuura, Diretor-Geral da UNESCO

Em meio a uma série de crises sem precedentes, que incidem na vida dos jovens do mundo todo, o tema do Dia Internacional da Juventude este ano não poderia ser mais pertinente: “Sustentabilidade: nosso desafio, nosso futuro”.

A sustentabilidade se refere a três aspectos da vida afetados pelos transtornos atuais: o meio ambiente, a sociedade e a economia. Devemos refletir urgentemente sobre os desafios impostos por esses transtornos aos jovens. Se não o fizermos, colocamos em risco as suas oportunidades de desenvolvimento, de coesão social e de garantia da subsistência.

Os jovens, que representam mais de 18% da população mundial, possuem um potencial imenso para contribuir com os esforços direcionados a enfrentar a crise: além de fazerem parte da geração que recebeu a melhor educação até hoje, são ambiciosos, flexíveis e capazes de se adaptar à realidade em constante mutação. Mais de 200 milhões de jovens, no entanto, sobrevivem com menos de um dólar americano por dia; 88 milhões estão desempregados; 160 milhões sofrem de subnutrição; 130 milhões são analfabetos; mais de 10 milhões vivem com HIV ou AIDS; e as mulheres jovens continuam a enfrentar obstáculos em vários âmbitos do desenvolvimento. Considerando esta peculiar janela de oportunidades, é importante cooperar com os jovens em plano de igualdade para abordar o desafio da sustentabilidade.

Em colaboração com governos, com organizações de jovens, redes de pesquisa, parceiros estratégicos em desenvolvimento, meios de comunicação e setor privado, a UNESCO procura promover um ambiente de políticas propício para o desenvolvimento dos jovens, apoiando suas iniciativas, fortalecendo a aquisição e gestão de conhecimentos sobre temas relativos à juventude, fomentando pesquisas empíricas relevantes, a elaboração de políticas e a participação de jovens no processo de tomada de decisão. Com intuito de reafirmar o seu compromisso com a juventude, a UNESCO institucionalizou um Fórum de Jovens como parte integrante da Conferência Geral, principal espaço decisório da Organização. Este Fórum, que se reunirá novamente do dia 1º a 3 de outubro de 2009, se dedicará ao tema “Investir para sair da crise: o papel dos jovens”. A reunião permitirá que jovens de cada Estado-membro contribuam com a elaboração da ação e programa da Organização, o que também permitirá que expressem suas opiniões sobre esse desafio atual e o papel que a UNESCO deve desempenhar para abordá-lo.

No Dia Internacional da Juventude 2009, convoco, portanto, todos os governos, a sociedade civil e o setor privado a encarar esses desafios e incentivo todos os jovens a canalizarem suas energias e criatividade para assegurar a paz e a sustentabilidade para as gerações futuras.