Fundos humanitários: déficit de cinco bilhões de dólares

Fundos humanitários: déficit de cinco bilhões de dólares. Foto: ONU.Agências das Nações Unidas e seus parceiros enfrentam um déficit de quase cinco bilhões de dólares este ano em fundos para reagir a crises humanitárias ao redor do planeta. Até o momento, menos da metade dos 9,5 bilhões de dólares necessários para atender as 53 milhões de pessoas em 34 países que precisam de ajuda foram recebidos.

O afluxo de recursos para 2010 está com um pequeno atraso em relação aos anos mais recentes, apesar das preocupações anteriores de que a recessão global esgotaria recursos destinados a desastres.Também era temido que as doações ao Haiti após o terremoto ocorrido em janeiro afetariam financiamentos para outras crises, mas o efeito foi leve. Os apelos globais originais, iniciados em novembro, solicitavam por volta de sete bilhões de dólares, mas essa quantia subiu para 9,5 bilhões em decorrência de novas crises, como o terremoto no Haiti. Também contribuindo para o aumento estão as situações graves em áreas como a República Centro-Africana e o Sahel, especialmente no Níger, que atravessa uma severa crise de alimentos.

Entre os pedidos individuais que já receberam grande parte dos recursos estão o Haiti, onde 64% dos quase 1,5 bilhão de dólares necessários foram recebidos; o Afeganistão, que recebeu 62% dos 77 milhões requeridos; e a Somália, com 56% dos 60 milhões necessários. Porém, apenas 10% dos 18 milhões pedidos para a Mongólia, que foi atingido por um complexo desastre natural, foram atendidos.