Número de pessoas afetadas pelas enchentes no Paquistão sobe para seis milhões

Número de pessoas afetadas pelas enchentes em Paquistão sobe a seis milhões. Foto ONUO número de pessoas afetadas pela pior enchente registrada no Paquistão aumentou para seis milhões, anunciou a Organização das Nações Unidas neste domingo (08), mostrando preocupação pelos milhares de pessoas que estão em perigo e sem possibilidade de receber ajuda.

“A situação provavelmente vai piorar, antes que comece a melhorar”, disse o Coordenador Humanitário da ONU no Paquistão, Martin Mogwanja. “Estamos trabalhando a toda velocidade para responder às mais urgente necessidades das populações afetadas”.

“Enquanto estimativas oficiais não estão disponíveis, é certo que centenas de milhares, se não milhões, estão sendo afetados”, disse Dennis Bruhn, especialista das Nações Unidas em desastres que chegou à cidade de Sindh neste domingo.

De acordo com as previsões, fortes chuvas continuarão caindo no ocidente do país ao menos durante os próximos três dias. A ONU disse que até que as enchentes não diminuírem será quase impossível avaliar os danos e enviar suprimentos de primeira necessidade às pessoas nos lugares mais fortemente afetados.

“Estamos particularmente preocupados com as necessidades de 600 mil pessoas que permanecem completamente incomunicáveis no norte do país, especialmente porque os envios por helicópteros não têm sido possíveis nos últimos três dias por causa do tempo ruim”, disse o Diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas no Paquistão, Wolfgang Herbinger.