Arquivo da tag: Aliança de Civilizações

ONU quer que governos e sociedade combatam intolerância

Chefe da Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, emitiu comunicado após ataques que mataram várias pessoas no Afeganistão incluindo funcionários das Nações Unidas.

A Aliança das Civilizações, uma iniciativa apoiada pela ONU para aproximar povos e culturas do Ocidente e do Oriente, pediu a governos e sociedade civil que façam mais para combater a intolerência.

O apelo foi lançado, neste domingo, pelo chefe da Aliança e ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio.

Ações e Palavras

Desde a sexta-feira, várias pessoas foram assassinadas em ataques no Afeganistão por causa de protestos contra um grupo religioso nos Estados Unidos, que queimou uma cópia do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.

Jorge Sampaio disse que o silêncio, nessas horas, pode ser visto como consentimento. Ele afirmou que as ações e palavras do líder religioso Terry Jones são ofensivas e perigosas. E disse ainda que nenhuma religião tolera “o massacre de inocentes”.

Entre as vítimas fatais no Afeganistão estão três funcionários das Nações Unidas que trabalhavam no Centro de Operações da cidade de Mazar-e-Sharif, no norte do país. No ataque, também morreram quatro guardas nepaleses que faziam a segurança do local.

Sampaio condenou a violência e disse que intolerância e extremismo têm que ser combatidos, a longo prazo.

Ele encerrou o comunicado pedindo a governos, líderes religiosos e à sociedade civil que aumentem seus esforços e cooperem com a Aliança das Civilizações da ONU para confrontar a intolerância.

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU

Haiti em discussão no III Fórum da Aliança de Civilizações

Participantes em debate na sessão sobre o Haiti na Aliança de Civilizações. Foto: UNIC Rio/Javier Abi-SaabNo primeiro Fórum da Aliança de Civilizações realizado na América Latina, não poderia ser deixado de lado um dos principais problemas da região: o caso do Haiti. O Primeiro-Ministro haitiano, Jean-Max Bellerive, declarou que observa seu país como um caso de “falha dos princípios da Aliança”, ou pelo menos como uma “vitória diferenciada”.

Bellerive fez uma breve introdução sobre como o Haiti foi um país isolado desde suas origens. Por ser o primeiro país negro a conseguir sua independência e por apresentar uma cultura extremamente diferenciada do resto dos países das Américas – quase 100% da população pratica o vooduismo e o francês é a língua oficial -, o Haiti sempre pareceu muito distante dos outros países do continente e seu isolamento parecia inevitável.

“Tudo isto até o 12 de janeiro. Depois do terremoto, o mundo inteiro se voltou para o Haiti”, disse o Primeiro-Ministro, aproveitando para agradecer a solidariedade mostrada pela comunidade internacional. Ele admitiu que é difícil falar de oportunidades quando houve mais de 250 mil mortes na tragédia, mas acredita ser possível que a partir destes encontros o povo haitiano possa encontrar finalmente o caminho para o desenvolvimento.

A representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Vera Machado, discursa em sessão sobre o Haiti ao lado do Primeiro-Ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive. Foto: UNIC Rio/Javier Abi-Saab.
A representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Vera Machado, discursa em sessão sobre o Haiti ao lado do Primeiro-Ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive. Foto: UNIC Rio/Javier Abi-Saab.

Vera Machado, representante do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, substituindo o ministro Celso Amorim, ressaltou o papel de solidariedade dos militares brasileiros e os projetos de ajuda humanitária, de combate à fome e à pobreza, que o Brasil vem desenvolvendo desde que assumiu a liderança da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Ela apontou a necessidade de um compromisso com a reconstrução do Haiti e convidou os demais países a se juntarem nessa empreitada.

Edmond Mulet, Chefe da MINUSTAH, expôs as principais ações do Missão de Paz da ONU no país, destacando a criação de dois campos de refugiados, trabalhos em projetos de desenvolvimento econômico e a obtenção da estabilidade política, considerada essencial para atingir um desenvolvimento consistente.

Ricardo Seitenfus, representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti, declarou que os trabalhos da organização interamericana estão focados na recuperação da qualidade de vida da sociedade e na melhoria e garantia da democracia no país. Seitenfus exaltou a reação do povo haitiano frente ao terremoto. “Eles são um exemplo de humanismo e solidariedade que eu jamais havia visto. É um povo que sofre demais, mas que tem uma grandeza de alma que permitiu a reação de uma maneira ordeira, solidária e admirável”.

Coletiva de imprensa com Jorge Sampaio hoje no Palácio do Itamaraty do Rio

UNIC Rio: Comunicados à imprensa

Fórum Aliança de Civilizações 2010O ex-presidente de Portugal e Alto Representante para a Aliança de Civilizações, Jorge Sampaio, e Embaixador José Augusto Lindgren Alves, Coordenador Nacional do III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, recebem a imprensa em entrevista coletiva hoje, dia 25 de maio, às 15h00 no Palácio Itamaraty, do Rio de Janeiro (Avenida Marechal Floriano, 196). Eles falarão sobre o III Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), que acontecerá no Rio de Janeiro, entre 27 e 29 de maio de 2010, para debater o tema “Unindo as Culturas, Construindo a Paz”.

Consulte a programação clicando aqui.

Mais de dois mil participantes, incluindo líderes políticos e corporativos, ativistas da sociedade civil, organizações de jovens, jornalistas, comunidades religiosas, fundações e centros de pesquisa se reunirão para convergir ideias e convertê-las em ações práticas, a fim de cultivar relações entre culturas, combater o preconceito e promover a paz sustentável.

“O principal objetivo do Fórum será ajudar a construir novas conexões, novas pontes entre as pessoas de diferentes origens, encorajá-las a superar as barreiras do medo do desconhecido”, afirmou o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Além do Presidente Lula, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon; os primeiros ministros da Espanha, José Luiz Rodríguez Zapatero, e Recep Tayyip Erdogan, da Turquia; a presidente da Argentina, Cristina Kirchner e o presidente da Bolívia, Evo Morales, estão entre os líderes participantes nas discussões. Os Estados Unidos, que no dia 13 de maio foram a 100º nação a integrar o grupo de países-membros da UNAOC, também estará representado no Fórum.

Em 2010, o fórum acontece em uma cidade cuja história é marcada pela interação entre culturas, oferecendo o cenário ideal para o debate sobre os complexos desafios enfrentados atualmente por sociedades multiculturais.

“A razão de termos o Rio como sede está no fato de o campo de atuação da Aliança ser global, bem como no fato de a diversidade cultural ser um traço universal em nossas sociedades”, argumenta Jorge Sampaio, que estará presente na coletiva de hoje (25).

O Fórum do Rio vai reunir o conhecimento, a experiência e a energia de uma ampla variedade de parceiros, comprometidos em repensar a maneira como lidamos com as tensões entre culturas e acordar iniciativas práticas para promover a compreensão e o entendimento mútuo. Cineastas como Fanny Ardant, da França, Tatá Amaral, do Brasil, Masbedo, da Itália e Idrissa Ouedraogo, de Burkina Fasso, estarão entre os participantes.

Mais informações

Stephanie Durand
[email protected]
(21) 8027-8323

Veja também em nosso site: www.unicrio.org.br

Informações em inglês abaixo;

FOR IMMEDIATE RELEASE
United Nations Alliance of Civilizations third annual Forum to be held May 27-29, 2010 in Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, May 25, 2010 – The United Nations Alliance of Civilizations will convene its third annual Forum in Rio de Janeiro, Brazil, from May 27-29, 2010, under the theme “Bridging Cultures, Building Peace”. Over 2,000 participants, including political and corporate leaders, civil society activists, youth groups, faith communities, research centers, foundations and journalists, will come together to agree on joint actions to improve relations across cultures, combat prejudice and build lasting peace.

“The main objective of the Forum will be to help building new connections, new bridges between people of different origins, and encourage them to help to overcome their fear of the unknown”, said President Lula da Silva of Brazil.

High-level participants include President Lula da Silva of Brazil, Prime Minister Zapatero of Spain, Prime Minister Erdogan of Turkey, UN Secretary-General Ban Ki-moon, President Sampaio, High Representative for the UN Alliance of Civilizations, Bolivia President Evo Morales and President of Argentina Cristina Kirchner. The United States, which today joined the Alliance of Civilizations as its hundredth member state, will also attend the Forum.

This year’s forum will take place in Rio de Janeiro, a diverse city built on years of cultural exchanges, which will provide the perfect backdrop for efforts to address the complex challenges diverse societies face today.

“The reason why the Forum is in Rio is because of the global scope of the Alliance and because cultural diversity is a universal feature in our societies”, said UN Alliance High Representative President Jorge Sampaio.

The Rio Forum will bring together the knowledge, experience and energy of a wide range of partners, all committed to rethink the way in which we deal with tensions across cultures and to agree on concrete, practical initiatives to promote trust and understanding. Film makers such as Fanny Ardant from France, Tata Amaral from Brazil, Masbedo from Italy and Idrissa Ouedraogo will be among the participants.

The Rio Forum will be:

A Forum for innovation: the event will showcase some of the most cutting-edge initiatives using imagination and creativity to build cooperation among cultures.

A Forum for partnerships: the forum will create a global interface connecting youth activists with business leaders; heads of foundations with grassroots bodies; human rights advocates with policy-makers; ; heads of religious communities with academics, journalists and editors. Together, they will develop new thinking and agree on collaborative ventures.

A Forum for ideas:  participants will tackle issues such as: the challenge of promoting integration in multicultural societies, the empowerment of women through education, the role of religious leaders in promoting peace and development, the impact of media on perceptions of other cultures.

A Forum for action: through roundtables, workshops and debates, participants will put their minds together to agree on joint actions and make pledges.

Contact : Stephanie Durand at [email protected] ; +55(21) 8027-8323

Coletiva de imprensa – Aliança de Civilizações, nesta terça-feira às 15h

UNIC Rio: Comunicados à imprensa

O Embaixador José Augusto Lindgren Alves, Coordenador Nacional do III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, concederá entrevista coletiva à imprensa amanhã, dia 25 de maio, às 15h00 no Palácio Itamaraty, do Rio de Janeiro (Avenida Marechal Floriano, 196).

Mais informações: (21) 2233-4046.

Outras informações sobre o III Fórum Mundial da Aliança das Civilizações podem ser obtidas no site: http://www.aliancadecivilizacoes.mre.gov.br/pt-br/

Consulte a programação clicando aqui.


Valéria Schilling
Assessora de Comunicação
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
21-2253-2211
21-8202-0171

Rio de Janeiro recebe o terceiro fórum da Aliança de Civilizações da ONU

UN ALLIANCE OF CIVILIZATIONS FORUM: RIO 2010A Aliança de Civilizações das Nações Unidas realizará seu terceiro fórum no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de maio de 2010 com o tema “Unindo as Culturas, Construindo a Paz”.

Mais de dois mil participantes, incluindo líderes políticos e empresariais, ativistas da sociedade civil, grupos de jovens, comunidades religiosas, centros de pesquisa, fundações e jornalistas, se encontrarão no Rio de Janeiro, no final de maio, para discutir ações conjuntas para melhorar as relações entre as culturas, combater preconceitos e construir uma paz duradoura.

Atualização: Saiba como foi o evento a partir da cobertura especial do UNIC Rio clicando aqui.

Entre os participantes confirmados estão o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o Primeiro-Ministro da Espanha, José Luiz Zapatero, o Primeiro-Ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e o ex-Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança de Civilizações. A diversidade da cidade do Rio de Janeiro fornecerá o cenário ideal para a realização desse trabalho, que abordará um dos mais complexos desafios que as sociedades enfrentam hoje.

Mais do que nunca, nosso mundo é moldado por uma intensa interação entre as diversas comunidades culturais, religiosas e linguísticas. Essa diversidade é uma fonte preciosa de enriquecimento e de oportunidades. Mas também pode levar a tensões, incompreensões e hostilidade. Por esse motivo, construir relações pacíficas entre as diferentes culturas tornou-se um dos mais importantes desafios contemporâneos das sociedades contemporâneas.

Ao longo dos três dias do fórum serão discutidos diversos assuntos como, por exemplo:

  • Que tipo de ações precisam ser tomadas para combater a intolerância e o preconceito?
  • Que ferramentas as crianças e os jovens precisam para viver em um mundo cada vez mais complexo e multicultural?
  • Qual é o impacto da globalização no sentimento de pertencimento e de identidade das pessoas?
  • Qual é o impacto das desigualdades econômicas sobre as relações entre as diversas comunidades?
  • Como a mídia atua sobre a percepção de outras culturas?
  • Como podemos criar sociedades inclusivas, fundadas no respeito pelos direitos humanos e pela diversidade?

O Fórum do Rio será uma plataforma abrangente, reunindo conhecimento, experiência e energia de um vasto leque de parceiros, todos empenhados em repensar a forma como lidamos com as tensões entre as culturas e empenhados em chegar a um acordo concreto, através de iniciativas práticas para promover a confiança e compreensão.

Um fórum para a inovação: o evento vai mostrar algumas das iniciativas pioneiras que usam a imaginação e criatividade para desenvolver a cooperação entre as culturas.

Um fórum para parcerias: Com o encontro, pretende-se criar uma interface global conectando jovens ativistas com líderes empresariais; defensores dos direitos humanos com políticos; líderes políticos com a sociedade civil; chefes das comunidades religiosas com acadêmicos, jornalistas e editores. Uma vez reunidos, eles poderão compartilhar ideias, desenvolver novos pensamentos e colaborar para construir a confiança mútua.

Um fórum para as ideias: os participantes vão abordar questões como o desafio de promover a integração em sociedades multiculturais, o fortalecimento das mulheres através da educação, o papel dos líderes religiosos na promoção da paz e do desenvolvimento, o impacto da mídia sobre a percepção de outras culturas.

Um fórum para a ação: através de mesas-redondas, workshops e debates, os participantes pensarão em conjunto para chegar a um acordo sobre ações a serem tomadas por todos. Planos Nacionais e Estratégias Regionais serão apresentados, vinculando projetos inovadores entre as regiões e moldando novas políticas para envolver todas as comunidades na busca do bem comum.

O que é a Aliança de Civilizações?

A Aliança de Civilizações é uma iniciativa, no âmbito das Nações Unidas, que busca mobilizar a opinião pública em todo o mundo para superar preconceitos e percepções equivocadas que, muitas vezes, levam a conflitos entre Estados e comunidades heterogêneas. Objetiva, ademais, contribuir para o estreitamento das relações entre sociedades e comunidades de origens cultural e religiosa diversas, assim como enquadrar a luta contra o extremismo na perspectiva da prevenção. A iniciativa atua em quatro áreas prioritárias: educação, juventude, meios de comunicação e migrações.

A Aliança de Civilizações foi proposta pelo Presidente do Governo da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero no debate geral da 59ª Assembleia Geral das Nações Unidas, logo após os atentados terroristas ocorridos em 2004 no metrô de Madri. Foi co-patrocinada, desde o início, pelo Primeiro-Ministro da Turquia Recep Tayyip Erdogan. Em 14 de julho de 2005, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, formalizou seu lançamento estabelecendo a criação de um Grupo de Alto Nível composto por 20 personalidades, entre elas o brasileiro Cândido Mendes.

Em abril de 2007, o novo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon designou o ex-Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, seu Alto Representante para a Aliança de Civilizações. Foi estabelecido, ainda, o “Grupo de Amigos da Aliança de Civilizações”, atualmente formado por mais de cem países e entidades internacionais. Atendendo a convite da Espanha, em novembro de 2006, o Brasil integrou-se a esse Grupo.

Informações para participar do evento, inscrições e programa podem ser encontradas clicando aqui.

Outras informações sobre a Aliança de Civilizações e sobre o III Fórum estão disponíveis, em inglês, clicando aqui.

Consulte a programação clicando aqui.

Mais Informações:
Stephanie Durand
stephanied[@]unops.org
Tel.: +1 212.457.1851

Valéria Schilling
Assessora de Comunicação
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Tel.: 21-2253-2211