Arquivo da tag: Dia Mundial da População

Por futuro mais sustentável, chefe da ONU pede mais investimentos na juventude

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Mundial da População, marcado anualmente em 11 de julho.

Foto: ONU/Paulo Filgueiras
Foto: ONU/Paulo Filgueiras

“O mundo de hoje tem a maior geração de jovens da história – 1,8 bilhão de jovens, a maioria vivendo em países em desenvolvimento – com um enorme potencial para ajudar a enfrentar os grandes desafios que a humanidade enfrenta.

Mas muitos jovens são privados das oportunidades a que têm direito, tais como obter uma educação de qualidade, encontrar trabalho digno e participar na vida política das suas sociedades. O Dia Mundial da População é uma oportunidade para renovar o compromisso de ajudar os jovens a desencadear o progresso em toda a sociedade.

É preciso agir urgentemente. Muitos jovens não dispõem dos recursos necessários para sair da pobreza. Estou particularmente preocupado com as adolescentes que podem vir a enfrentar problemas como a discriminação, a violência sexual, o casamento precoce e gravidez indesejada. E mesmo entre os jovens mais afortunados, que têm a sorte de poder obter diplomas universitários, muito encontram-se sem emprego ou recebendo baixos salários e sem perspectivas futuras.

A solução está no investimento em saúde, educação, formação e emprego para os jovens, à medida que atravessam a fase crítica de transição para a vida adulta. Isso irá melhorar as perspectivas para as suas vidas e nosso futuro comum.

Os próprios jovens estão se manifestando. No início deste ano, mais de mil organizações de juventude deram o seu apoio à iniciativa Global Youth Call (‘Apelo Global da Juventude’), acolhida em 40 países, que recomenda a inclusão de objetivos e metas voltadas para a juventude na agenda de desenvolvimento pós-2015.

No próximo ano atingimos o prazo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, desenhar uma nova agenda e adotar um acordo legal significativo sobre a mudança climática. Os jovens têm um papel importante em todos esses processos.

O ano de 2015 também marca o 20º aniversário do Programa de Mundial de Ação sobre a Juventude. As suas linhas de orientação práticas para a ação nacional e apoio internacional continuam a ser relevantes hoje, em particular, porque exigem que os governos respeitem os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os jovens e respondam eficazmente a todas as violações.

Neste Dia Mundial da População, apelo a todos aqueles que têm influência para darem prioridade aos jovens nos planos de desenvolvimento, fortalecer as parcerias com organizações lideradas por jovens e envolvê-los em todas as decisões que os afetam. Ao capacitar os jovens de hoje, vamos lançar as bases para um futuro mais sustentável para as gerações futuras.” (em inglês aqui)

_________________
Saiba mais:
un.org/en/events/populationday
unfpa.org/public/home/news/pid/17697
onu.org.br/onu-pede-maior-poder-de-decisao-para-jovens-em-todo-o-mundo

Para que todos sejam levados em conta

Todos os países contam seus habitantes; os números informam os gestores públicos sobre necessidades presentes e futuras. “Todos contam” é o tema do Dia Mundial da População, celebrado hoje [11].

Se as pessoas e suas características não são contadas, os governos não podem planejar. Se não houver identificação dos indivíduos, é impossível acompanhá-los ao longo de suas vidas. Se o registro de um nascimento remete à necessidade de prover educação a essa criança, isso serve de informação para o sistema educacional. Se as certidões de óbito detalham as possíveis causas da morte, é possível orientar os sistemas de saúde para que atendam às necessidades reais; se os registros indicam causas relacionadas ao HIV e aids ou gravidez e parto, é possível priorizar os serviços que cuidam desses casos.

O planejamento governamental depende da informação local e regional; tais dados tornam possível atender às reais necessidades da população.

Os dados de boa qualidade são essenciais para políticas e programas baseados em evidências objetivas, que visam a melhorar a vida das pessoas. No entanto, enquanto países mais ricos dispõem habitualmente de dados confiáveis e atualizados, muitos países em desenvolvimento e com recursos limitados dificilmente conseguem realizar os recenseamentos e pesquisas necessários para um planejamento eficaz.

Nos últimos 30 anos, o UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, tem contribuído para desenvolver as capacidades dos países em termos de coleta e análise de dados. Atualmente, um aspecto central desse apoio é a efetiva realização da ronda mundial de censos populacionais e habitacionais de 2010 (cobrindo o período 2005-2014).

Em 2009, o UNFPA apoiou os censos nacionais de população e habitação realizados por 77 governos e ajudou a preparar o caminho para os censos de 2010 em outros países, como o Brasil. Em muitos casos tal tarefa é complexa, como no Iraque, nos Territórios Ocupados da Palestina e no Sudão.

Os dados censitários revelam aspectos importantes da situação de emprego, educação e serviços de saúde nos países. Eles fornecem informações sobre o crescimento da população, deslocamento, estruturas etárias, níveis de pobreza, urbanização e distribuição espacial.

Os países podem usar essas informações para planejar investimentos, salvar vidas e melhorar as oportunidades disponíveis para as gerações atuais e futuras.

Como a atenção do mundo está voltada para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015 e considerando a Cúpula dos ODM a ser realizada na ONU em setembro, é cada vez mais importante a disponibilidade de informações estatísticas consistentes e comparáveis. Os dados desempenham um papel fundamental no acompanhamento da evolução dos trabalhos, na avaliação e ajuste dos planos e estratégias para o desenvolvimento.

E contribuem para a transparência e a prestação de contas.


(*) Thoraya Ahmed Obaid é diretora executiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Artigo publicado no jornal O Globo em 11/07/2010.

Dia Mundial da População promove Censo 2010

Animação feita especialmente para a data, celebrada em 11 de julho, convida à participação no Censo, que começa em agosto; o vídeo inaugura o novo canal YouTube do UNFPA Brasil.

Com o lema “Todos Contam”, o UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, comemora neste dia 11 de julho o Dia Mundial da População 2010 com um convite à sociedade brasileira para colaborar com o Censo 2010, que será conduzido a partir de agosto em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

“Contar cada pessoa, levar cada um em conta é fundamental para o êxito do Censo, por isso é necessário que todas e todos participem, respondendo às perguntas dos recenseadores”, explica Harold Robinson, representante do UNFPA no Brasil. “Dessa forma, o Brasil passará a dispor de dados demográficos atualizados, que são insumo fundamental para a formulação de boas políticas públicas e seu monitoramento futuro”.

Segundo Harold Robinson, a coleta e análise de dados censitários revela tendências e permite fazer projeções, permitindo mapear a situação de grupos vulneráveis e identificar o progresso feito e etapas ainda por cumprir em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), entre outras ações.

O UNFPA, que é a agência líder das Nações Unidas para população e desenvolvimento, apóia há 30 anos a realização de censos em todo o mundo. Somente no ano passado, participou dos censos realizados em 77 países. Este ano, colabora com a realização de censos em cerca de 60 países, incluindo o Brasil.

“O Brasil dispõe de uma instituição bem estruturada para a coleta e análise de dados estatísticos, o IBGE, que tem tradição na produção de informações de qualidade”, avalia Harold Robinson. A parceria com o UNFPA tem permitido compartilhar um pouco dessa experiência com os países do Mercosul e África, em projetos que visam a harmonização de conceitos, permitindo a comparabilidade entre as informações dos países, e a cooperação técnica para o desenho e metodologia de coleta e análise de dados.

Animação

Para comemorar o Dia Mundial da População, o UNFPA produziu um vídeo de animação de 30 segundos que estimula a ampla participação do público no Censo 2010, atendendo aos recenseadores e respondendo às questões nas entrevistas e coleta de informações. “Seja levado em conta, diga o que você precisa” é a mensagem veiculada pela peça, distribuida mundialmente em várias línguas.

O vídeo inaugura o canal do UNFPA Brasil no YouTube, lançado também hoje em comemoração à data. Além da animação, o canal do UNFPA Brasil oferece vídeos sobre projetos realizados pela organização no Brasil, além de materiais produzidos por organizações parceiras. O canal do UNFPA Brasil no YouTube (e o vídeo de animação) pode ser acessado pelo link www.youtube.com/user/unfpabrasil. Assista ao vídeo abaixo:





Assista fotoreportagem da Rádio ONU sobre o tema clicando aqui
.

Mais informações:

Ulisses Lacava (UNFPA) – (61) 3038-9259 e (61) 9181-1000
Gabriela Borelli (UNFPA) – (61) 3038-9246