Arquivo da tag: Fukushima

Resposta aos acidentes nucleares precisa melhorar, diz AIEA

A resposta internacional para lidar com acidentes em usinas nucleares deve ser reavaliada e as comunicações devem ser melhoradas em função da atual crise no Japão, declarou nesta segunda-feira (21/03) o Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, numa reunião de emergência do Conselho de Governadores, em Viena (Áustria).

Voltando de uma visita ao Japão, Amano disse que o atual quadro de resposta de emergência reflete a realidade dos anos 80, e não do século XXI. “A responsabilidade da AIEA é fornecer informações válidas e confiáveis o mais rápido possível, mas fazer isto sob as atuais circunstâncias inevitavelmente leva tempo e tem limitações.” Ele lembrou que o papel da agência na segurança nuclear talvez tenha de ser reavaliado, bem como os padrões de segurança.

Comentando a situação de Fukushima, onde os altos níveis de contaminação medidos nas proximidades da usina têm preocupado os japoneses e países vizinhos, Amano disse que “a Agência está fazendo o possível para prover informação precisa e factual” e disse estar confiante de que o Governo japonês vai encaminhar de maneira apropriada as preocupações públicas.

O Diretor Geral observou que seu Centro de Emergência foi ativado imediatamente após o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão no último dia 11, e que tem trabalhado em constante comunicação com seus congêneres no Japão e em outros países. Ele ressaltou, no entanto, que a responsabilidade pela segurança nuclear não é da AIEA, mas dos Estados-Membros.

Durante sua viagem, Amano disse ter garantido ao Primeiro-Ministro japonês, Naoto Kan, que o país pode contar com o total apoio da comunidade internacional, tanto em questões práticas como morais, para superar a grave situação. Ele também pediu às autoridades japonesas para que melhorem a provisão de informações para a AIEA.

Cinco horas após explosão de reator, radiação em Fukushima já diminui

Autoridades japonesas informaram à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ocorrência de uma explosão no reator da Unidade 2 da Usina de Fukushima Daiichi. A explosão ocorreu hoje (15/03) por volta das seis da manhã, horário local. Cinco horas depois, no entanto, ja se observava uma diminuição da radiação no local.

Enquanto isso, cerca de 150 pessoas em Daiichi recebem acompanhamento dos níveis de radiação. Os resultados de medições em algumas dessas pessoas estão sendo registrados e medidas de descontaminação para 23 pessoas já foram tomadas.

Também está em andamento a evacuação de um raio de 20km da usina. Os japoneses pediram que os residentes de um raio de 30km abriguem-se em suas casas e as autoridades já distribuiram pastilhas de iodo para os centros de evacuação, mas nenhuma decisão foi tomada ainda sobre sua administração.