Arquivo da tag: Itamaraty

Brasil fala de ‘sinais’ para reforma do Conselho de Segurança

Secretário-Geral do Itamaraty, Antônio PatriotaMônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Brasil acredita que em 2011, a ONU poderá dar passos decisivos no caminho que deve levar à ampliação do Conselho de Segurança.

Na semana passada, a Assembleia Geral realizou um debate sobre a reforma do órgão. A sessão foi dirigida pelo presidente da casa, Joseph Deiss. Ele pediu aos países-membros que demonstrem flexibilidade e criatividade para avançar nas discussões que já duram 17 anos.

Futuro

Nesta terça-feira, o secretário-geral do Itamaraty, Antônio Patriota, participou de uma reunião no Conselho de Segurança sobre o futuro do Sudão. Logo após o encontro, Patriota disse à Rádio que 2011 pode ser um ano-chave para a reforma do Conselho.

“Existem sinais positivos que nos permitam, talvez, encarar 2011 como uma janela interessante de oportunidades. Eu ontem estive com o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, ex-presidente da Suíça, Joseph Deiss, que tem muito interesse na matéria. A Suíça, de certa forma, é o país ideal para lidar com este assunto que representa um desafio, sem dúvida, para a comunidade internacional, na medida que é um país neutro. De forma, que eu encorajei muito o presidente Deiss a assumir uma liderança neste processo”, disse.

Estrutura

Atualmente, o Conselho de Segurança tem 15 países-membros. Apenas cinco têm assentos permanentes e direito a veto: China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia.

Muitos países afirmam que a estrutura do Conselho não representa a realidade do mundo de hoje.

Além do Brasil, Alemanha, Japão e Índia já manifestaram, publicamente, seus interesses em assentos permanentes. O Brasil ocupa uma cadeira rotativa com mandato até final de dezembro de 2011.

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU.

Brasil presidirá Conselho de Segurança em fevereiro

Embaixadora do Brasil junto às Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro ViottiMônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Brasil está se preparando para assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança em fevereiro de 2011. O órgão é dirigido a cada mês por um de seus 15 países-membros. Durante o período, a nação fica encarregada também de presidir todos os trabalhos do Conselho, além de convocar qualquer sessão extraordinária.

A presidência brasileira será ocupada pela embaixadora brasileira junto às Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Nesta entrevista à Rádio ONU, ela disse que o Brasil deve realizar um debate temático, mas o assunto ainda não foi escolhido. A embaixadora falou sobre a sessão de renovação do mandato do Timor-Leste.

“Haverá, como mencionei, a renovação do mandato da operação de paz no Timor-Leste, que é algo de muita importância para o Brasil e para os países de expressão portuguesa. Esperamos contar com a presença de autoridades de alto nível do Timor e aproveitar para discutir um pouco mais a situação no país e os próximos passos”, disse.

Analistas dizem que fevereiro poderá ser um mês importante para os trabalhos do Conselho de Segurança por causa da situação no Sudão. O país africano está realizando dois referendos sobre o futuro do Sul do Sudão e ainda a pertença de Abiey, a província central, que é rica em recursos naturais.

Ouça aqui a entrevista de Maria Luiza Ribeiro Viotti à Rádio ONU.