Arquivo da tag: Maria Luiza Ribeiro Viotti

Brasil encerra presidência rotativa do Conselho de Segurança

Maria Luiza ViottiPaís dirigiu todos os trabalhos do órgão em fevereiro incluindo a sessão que aprovou a resolução sobre sanções à Líbia; embaixadora espera rapidez na reforma do Conselho.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Terminou nesta segunda-feira a presidência rotativa do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Durante todo o mês de fevereiro, o país esteve à frente do órgão num período, considerado pela embaixadora brasileira, bastante intenso.

Além de um encontro de alto nível, presidido pelo chanceler Antonio Patriota, o Conselho de Segurança teve de lidar com assuntos inesperados como a disputa fronteiriça entre Camboja e Tailândia e a crise política na Líbia.

Ampliação

Nesta entrevista à Rádio ONU, a chefe da Missão do Brasil, Maria Luiza Ribeiro Viotti, disse que espera que a reforma de ampliação do Conselho ocorra com rapidez.

Ao lado da Alemanha, da Índia e do Japão, além de outros, o Brasil é um dos países que já manifestaram interesse num assento permanente no órgão.

“Eu espero que esta reforma do Conselho de Segurança ocorra rapidamente, de forma que o Brasil possa ter uma presença constante no Conselho. Acho que essa presidência demonstrou que o Brasil tem um valor a agregar ao Conselho. Por isso, eu creio que seria muito útil e muito positivo que a reforma avançasse de forma que nós pudéssemos voltar logo ao Conselho.”

Assento Rotativo

O mandato do Brasil termina em dezembro. O país foi eleito para um assento rotativo no fim de 2009.

Um outro membro de língua portuguesa no órgão é Portugal, que tem mandato até o fim de 2012.

O Conselho de Segurança tem 10 membros não-permanentes.

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU.

Brasil presidirá Conselho de Segurança em fevereiro

Embaixadora do Brasil junto às Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro ViottiMônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Brasil está se preparando para assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança em fevereiro de 2011. O órgão é dirigido a cada mês por um de seus 15 países-membros. Durante o período, a nação fica encarregada também de presidir todos os trabalhos do Conselho, além de convocar qualquer sessão extraordinária.

A presidência brasileira será ocupada pela embaixadora brasileira junto às Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Nesta entrevista à Rádio ONU, ela disse que o Brasil deve realizar um debate temático, mas o assunto ainda não foi escolhido. A embaixadora falou sobre a sessão de renovação do mandato do Timor-Leste.

“Haverá, como mencionei, a renovação do mandato da operação de paz no Timor-Leste, que é algo de muita importância para o Brasil e para os países de expressão portuguesa. Esperamos contar com a presença de autoridades de alto nível do Timor e aproveitar para discutir um pouco mais a situação no país e os próximos passos”, disse.

Analistas dizem que fevereiro poderá ser um mês importante para os trabalhos do Conselho de Segurança por causa da situação no Sudão. O país africano está realizando dois referendos sobre o futuro do Sul do Sudão e ainda a pertença de Abiey, a província central, que é rica em recursos naturais.

Ouça aqui a entrevista de Maria Luiza Ribeiro Viotti à Rádio ONU.