Arquivo da tag: Nicole Kidman

Nicole Kidman visita Haiti pós-terremoto

A atriz Nicole Kidman, encerrando uma visita ao Haiti na sexta-feira (30) em seu papel como Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas, destacou a necessidade de abordar a violência com base no gênero e de apoiar iniciativas que contribuam com os meios de subsistência das mulheres enquanto o país se reconstrói após o terremoto de janeiro.

Acompanhada pela Diretora-Executiva do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (UNIFEM), Inés Alberdi, Kidman visitou pessoas afetadas pelo desastre, que matou mais de 200 mil pessoas e causou grave destruição e danos em vastas áreas da capital, Porto Príncipe, e outras áreas. Elas encontraram sobreviventes de violência que vivem em um acampamento temporário, representantes do Governo haitiano e das Nações Unidas, bem como com organizações não-governamentais (ONGs) que trabalham para dar suporte as necessidades das mulheres como parte dos esforços de recuperação.

Kidman disse ter visto em primeira mão o impacto desta catástrofe humanitária nas mulheres e meninas. A falta de abrigo e segurança as torna vulneráveis à violência, em particular a sexual. No entanto, a atriz também disse ter visto a determinação e a resistência das mulheres e homens no Haiti para reconstruir seu país.

De acordo com o UNIFEM, a violência contra mulheres e meninas já era difundida no Haiti antes mesmo do terremoto, com um censo de 2006 mostrando que uma em cada três mulheres sofreu com este tipo de violência.

Kidman e Alberdi visitaram um abrigo temporário para mulheres e meninas que sofreram violência sexual e estão em risco, onde mulheres lideram o trabalho para garantir que há assistência serviços médicos e legais, bem como aconselhamento e treinamento de subsistência.

A Diretora-Executiva disse que há também uma necessidade crítica de abordar o desenvolvimento em longo prazo das necessidades das mulheres, tais como oportunidades de renda e a recuperação de escolas para seus filhos. Tanto como uma questão de direito quanto de desenvolvimento inteligente e política de segurança, as mulheres devem ser centralmente incluídas no planejamento de pós-catástrofe de socorro e recuperação.

O UNIFEM fornece assistência financeira e técnica para promover o fortalecimento da mulher e a igualdade dos gêneros. Isto é parte da recém estabelecida Agência das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento da Mulher, a ser conhecida como Mulheres-ONU.

Embaixadoras das Nações Unidas: Nicole Kidman e Annie Lennox

Embaixadora da Boa Vontade do UNIFEMA atriz ganhadora do Oscar Nicole Kidman, que atua como Embaixadora da Boa Vontade para o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), angariou mais de 175 mil dólares para projetos de promoção da igualdade de gênero e capacitação das mulheres na China, em um evento de arrecadação de fundos, no dia 21 de maio, durante a sua primeira viagem a Hong Kong para o UNIFEM.

“Sinto-me apaixonadamente estimulada a apoiar o UNIFEM, porque o trabalho para capacitar as mulheres e promover os direitos humanos é importante” disse a atriz. Joan Libby-Hawk, chefe de Relações Públicas do UNIFEM, disse que o evento em Hong Kong destacou o que poderia ser feito para construir o apoio a programas que ajudaram mulheres a viverem sem violência e gozar dos seus direitos fundamentais. “Juntos podemos mostrar o impacto que uma comunidade global pode obter”.

A receita do evento está sendo usada para fortalecer o trabalho do UNIFEM na China, principalmente para acabar com a violência contra as mulheres. Os fundos ajudarão no abrigo e na proteção legal às sobreviventes da violência e no combate aos desafios enfrentados pelas mulheres portadoras do vírus HIV. De acordo com o UNIFEM, alguns fundos também se destinam a programas focados no fortalecimento econômico das trabalhadoras migrantes e locais através da formação, educação e participação política das mulheres no nível local.

Annie Lennox nomeada

No dia 2 de junho, o time de Embaixadoras da Boa Vontade da ONU cresceu. Cantora, compositora escocesa e ativista das mulheres pela justiça social em várias organizações, Annie Lennox foi nomeada Embaixadora Internacional da Boa Vontade para o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS). A cantora já havia apoiado o Programa, participando do lançamento de um plano de ação quinquenal destinado a acabar com as desigualdades de gênero e as violações dos direitos humanos. Agora, ela renova seu compromisso de falar para mulheres e meninas afetadas pela epidemia do HIV.

“A brutalidade diária enfrentada por milhões de mulheres e meninas é inaceitável”, disse Lennox. “Se queremos acabar com o ciclo de devastação humana provocado pela epidemia de AIDS, precisamos abordar os direitos delas e desafiar o seu estatuto de cidadãs de segunda classe, que as coloca em maior risco”.

Em outubro de 2007, ela lançou sua própria campanha, chamada “SING”, que busca aumentar a consciência e o apoio a mulheres e crianças afetadas pela AIDS na África Austral. A falta de acesso à qualidade dos serviços de saúde sexual e reprodutiva contribui para o elevado número de mortes entre as mulheres em idade reprodutiva.

Annie Lennox estará em Washington (EUA) com Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, esta semana para participar da Conferência Women Deliver 2010 e da Conferência Global Business Coalition 2010. Nestes eventos, a cantora defenderá um movimento global focado nas necessidades específicas de mulheres e meninas portadoras do HIV, bem como o fortalecimento e a capacitação de mulheres e meninas para que possam se proteger melhor da AIDS.