UNFPA apresenta estudo sobre Subúrbio Ferroviário e Ilha de Maré em Salvador, Bahia

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), apresenta nesta quinta-feira (12), no espaço cultural dos Alagados, em Salvador, Bahia, os resultados do diagnóstico de situação realizado no Subúrbio Ferroviário e na Ilha de Maré, no âmbito do projeto “Oju Omo – Olhar da Juventude”, realizado em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese). O estudo foi desenvolvido para subsidiar o projeto voltado ao aprimoramento de habilidades de jovens líderes que integram redes e organizações da sociedade civil, e poderá também servir como instrumento de apoio à efetivação de políticas públicas já existentes. Na sistematização constam dados socioeconômicos e demográficos, informações sobre a rede de serviços disponível e as dinâmicas culturais dos territórios.

Durante o evento também será apresentado o resultado da pesquisa qualitativa realizada com as lideranças juvenis que participarão do projeto e com as lideranças comunitárias que darão suporte às ações de disseminação de conhecimentos e mobilização. A pesquisa teve por objetivo avaliar os conhecimentos que as lideranças têm sobre os temas que serão abordados na iniciativa (Direito à Informação e Comunicação, Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Prevenção de DST/Aids, Promoção à Saúde, Relações de Gênero, Sexualidades, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Uso de Álcool e Outras Drogas), além das necessidades e expectativas em relação ao “Oju Omo” e às políticas de juventude.

“O diagnóstico aponta as oportunidades dos territórios, mas também suas vulnerabilidades e o que precisa ser melhorado nas políticas voltadas para jovens. O projeto em si servirá para fortalecer essas lideranças juvenis comunitárias, que terão uma noção ainda mais ampliada das realidades apresentadas. Nos grupos focais que fizemos pudemos observar que tanto os e as jovens como os e as líderes comunitários(as) destacaram as potencialidades existentes em termos de cultura, mas destacaram também a necessidade de investimento em educação, saúde e esporte”, ressaltou Letícia Araújo, consultora que elaborou o diagnóstico.

Saiba mais sobre esta iniciativa clicando aqui.