UNICEF e Prefeitura de São Paulo promovem debate sobre infância em regiões vulneráveis

Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo. Foto: Cassimano/ Creative Commons
Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo. Foto: Cassimano/ Creative Commons

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de São Paulo promovem debates nos bairros de Cidade Tiradentes e Grajaú sobre ações nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social para melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes que vivem em regiões vulneráveis da cidade de São Paulo.

O II Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), do UNICEF, ocorre na Cidade Tiradentes na terça-feira (28) e no Grajaú em 8 de julho.

A expectativa é de que o evento reúna 450 pessoas, entre representantes do poder público, organizações da sociedade civil, lideranças locais, movimentos sociais, adolescentes e moradores. A intenção é reunir todos os atores que contribuem para os avanços na garantia dos direitos de meninos e meninas.

Em 2014, o I Fórum Territorial avaliou como estava a situação da infância e adolescência na região. A partir da análise de um diagnóstico, elaboraram um plano de ação, que vem sem sendo implementado desde então.

Para o UNICEF, a participação social na construção de políticas públicas é fundamental para fortalecer a democracia e reduzir a vulnerabilidade social, especialmente quando se inserem os adolescentes nesse processo.

“O fórum é um momento importante, pois é a hora de todos os atores pensarem horizontalmente, poder público e sociedade civil, com os adolescentes, quais ações efetivamente contribuíram para os avanços conquistados”, disse Silvio Kaloustian, coordenador do escritório do UNICEF em São Paulo. “Mas também é hora de avaliar os desafios que precisam ser superados para assegurar plenamente os direitos de crianças e adolescentes”, completou.

Grajaú e Cidade Tiradentes são territórios prioritários para as ações da Plataforma dos Centros Urbanos, já que os indicadores nas áreas de saúde, educação e proteção revelam grande desigualdade em relação a outras áreas da cidade.

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma contribuição do UNICEF e seus parceiros na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo nas grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes.

O objetivo da plataforma é garantir maior e melhor acesso a educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação. Participam da plataforma as cidades de Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Serviço

O quê: Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos na Cidade Tiradentes

Quando: Terça-feira 28 de junho de 2016, das 9h30 às 14h30

Onde: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Avenida Inácio Monteiro, 6900

O quê: Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos no Grajaú

Quando: Sexta-feira 8 de julho de 2016, das 8h às 14h

Onde: CEU Navegantes – Rua Maria Moassab Barbour, Cantinho do Céu, Grajaú