Conselho de Segurança emite comunicado de imprensa sobre eleições no Iraque

Reunião do Conselho de SegurançaO Conselho de Segurança das Nações Unidas se manifestou oficialmente, na quinta-feira (03), sobre a certificação das eleições no Iraque. A nota foi lida pelo atual presidente do Conselho, Claude Heller (México).

“Os membros do Conselho de Segurança parabenizam o povo e o governo do Iraque pela certificação por parte do Supremo Tribunal Federal do resultado das eleições parlamentares de 7 de março como outro importante passo no processo político, e reafirma seu comprometimento com a independência, soberania, unidade e integridade territorial do Iraque, e enfatiza a importância da estabilidade e segurança do Iraque por seu povo, região e comunidade internacional.

Os membros do Conselho de Segurança pedem a todas entidades políticas que respeitem os resultados certificados das eleições e as escolhas do povo iraquiano, e aos líderes do Iraque que se empenhem, o mais rápido possível, em um processo político inclusivo para formar um governo que represente a vontade e soberania do povo iraquiano e sua esperança por um Iraque forte, independente, unificado e democrático.

Os membros do Conselho de Segurança elogiam a Alta Comissão Eleitoral Independente do Iraque por seu trabalho em manter esta eleição parlamentar bem-sucedida, incluindo os recursos eleitorais e processos reclamatórios. Os membros do Conselho de Segurança também elogiam o trabalho das forças de segurança iraquianas para fortalecer a estabilidade e segurança do povo do Iraque, incluindo seu trabalho importante em fornecer segurança e ordem pública durante o processo eleitoral.

Os membros do Conselho de Segurança elogiam adicionalmente a Missão de Assistência das Nações Unidas no Iraque (UNAMI) e o papel desempenhado pelo Representante Especial do Secretário-Geral para o Iraque, Ad Melkert, em fornecer assistência técnica e apoio durante o processo eleitoral.

Os membros do Conselho de Segurança condenam os ataques terroristas recentes por parte daqueles que procuram negar a voz do povo iraquiano tentando romper as eleições e o processo de formação do governo através da violência, e se mostram solidários com o povo iraquiano em relação a esses ataques inaceitáveis e deploráveis. Os membros do Conselho de Segurança reiteram que nenhum ato terrorista pode reverter um caminho destinado à paz, democracia e reconstrução no Iraque, que é apoiado pelo povo e o governo iraquiano e pela comunidade internacional.