Lista do Patrimônio em Perigo: entram as Tumbas dos Reis Buganda (Uganda) e saem as Ilhas Galápagos (Equador)

O Comitê do Patrimônio Mundial em sua 34ª. Sessão presidida por Juca Ferreira, ministro da Cultura do Brasil, inscreveu as Tumbas dos Reis Buganda em Kasubi (Uganda) na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. O Comitê também decidiu retirar as Ilhas Galápagos da Lista. Em março de 2010, um incêndio destruiu quase completamente o prédio Muzibu Azaala Mpanga, estrutura principal do local que continha quatro tumbas reais Buganda. O sítio, exemplo extraordinário de um estilo arquitetônico desenvolvido pelo Reino Buganda desde o século 13, será reconstruído.

O Comitê também decidiu retirar as Ilhas Galápagos da Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. Galápagos, chamadas de “museu vivo e showcase da evolução”, entraram para a Lista em Perigo em 2007 devido a ameaças trazidas por espécies animais invasoras, turismo descontrolado e pesca excessiva. O Comitê identificou que um progresso significativo foi feito pelo Equador para enfrentar os problemas. Os esforços contínuos do governo local para fortalecer as medidas de conservação foram bem recebidas pelo Comitê, em especial no tratamento com relação às espécies invasoras.

A Lista do Patrimônio Mundial em Perigo tem por objetivo angariar apoio internacional para a conservação dos sítios do Patrimônio Mundial.

Contatos para a imprensa em Brasília:
Sue Williams, tel: +33 (0)6 15 92 93 62; [email protected]

Para imprensa audiovisual
Carole Darmouni, tel: +33 1 4568 1738; [email protected]

Imagens disponíveis clicando aqui e fotos clicando aqui.