ONU pede providências imediatas contra invasão de casas de palestinos em Jerusalém Oriental

O Coordenador Especial das Nações Unidas para o Processo de Paz no Oriente Médio lamentou hoje (29) a tomada forçada, realizada por colonos israelenses armados, de um edifício na cidade antiga de Jerusalém onde viviam nove famílias palestinas e pediu ao governo israelense que tome providências imediatas.

“Peço às autoridades israelenses que removam os colonos da propriedade e restaurem o status quo anterior”, disse Robert Serry, descrevendo os eventos como “inaceitáveis”.

A ocupação ocorreu após a destruição de estruturas comerciais palestinas nos arredores de Jerusalém Oriental que ocorreu ontem (28) realizada por autoridades israelenses.

O Coordenador Especial também pediu a a Israel para atender ao apelo do Quarteto Diplomático – formado pela a ONU, União Europeia, Rússia e Estados Unidos – de se abster de ações provocadoras em Jerusalém Oriental, incluindo a demolição de casas e despejos.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e outros funcionários da ONU expressaram, nos últimos meses, preocupação com as expulsões forçadas, demolições de casas e atividades de assentamento, exortando Israel a honrar os seus compromissos no âmbito do Mapa da Paz, o plano aprovado internacionalmente que prevê a criação de dois Estados para resolver o conflito no Oriente Médio.