Arquivo da tag: Djibuti

Mais de oito milhões de africanos necessitam de ajuda alimentar devido à seca

O número de pessoas que necessitam de ajuda alimentar de emergência no leste da África aumentou de dois milhões para quase 8,4 milhões, conforme a seca continua a assolar a região. O índice de chuvas extremamente baixo entre outubro e dezembro levou a uma significativa queda nas colheitas, à deterioração das condições de pastagem e a perdas de gado no Djibuti, na Etiópia, no Quênia, na Somália e em Uganda, de acordo com o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Surtos de doenças animais relacionadas à seca foram registrados, com a morte de mais de cinco mil animais em Marsabit (Quênia), no mês de janeiro, número que continua a aumentar. Mais de dez mil pastores somalis cruzaram a fronteira com o Quênia, enquanto cerca de trinta mil animais e dez mil pastores quenianos migraram para Uganda. Migrações também têm sido relatadas do Quênia e da Somália para a Etiópia, levando a uma maior competição por recursos escassos e criando a possibilidade de conflitos com base em recursos com comunidades locais de acolhimento. Com isso, aumentam os níveis de desnutrição aguda.

“A preocupação maior é a escassez de água,” disse o OCHA, observando que a Somália está enfrentando grave crise de água na maior parte do país, enquanto uma severa escassez na Etiópia tem afetado as vidas e o sustento de milhões de pessoas.

O setor da educação também foi duramente afetado, como o aumento do número de crianças em idade escolar e professores que migram em busca de pasto e água. Na Somália, mais de 400 escolas foram fechadas devido à seca desde dezembro, afetando cerca de 55 mil alunos. Na Etiópia, cerca de 58 mil casos de abandono escolar foram relatados.

Em visita à Somália e ao Quênia no mês passado, a Subsecretária-Geral para Assuntos Humanitários e Coordenadora de Socorro a Emergências da ONU, Valèrie Amos, advertiu que o mundo deve continuar a prestar atenção ao que está acontecendo na África Oriental. “Devemos sempre ter certeza de que as pessoas entendem o impacto humano dessas crises. Por detrás de cada estatística, há um rosto humano,” disse em Nairóbi, capital do Quênia.

Secretário-Geral da ONU celebra acordo de paz assinado entre Eritreia e Djibuti

Conselho de Segurança aprova por unanimidade resolução pedindo aos governos da Eritréia e do Djibuti para resolverem o seu conflito pacificamente.O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, recebeu com entusiasmo o acordo assinado por Eritreia e Djibuti para resolver suas disputas por fronteiras. Os conflitos já duram dois anos e foram condenados pelo Conselho de Segurança. O presidente da Eritreia, Isaias Afwerki, e o do Djibuti, Ismail Omar Guelleh, assinaram o acordo no último domingo (6), apoiados pelo Emir do Catar, Sheikh Hamad Bin Khalifa al-Thani.

“Acredito que esse desenvolvimento positivo vai contribuir para que se estabeleça a paz nessa região africana”, declarou Ban Ki-moon em comunicado divulgado por seu porta-voz, no qual também demonstrou apreço pelos esforços do Catar na mediação do acordo.

A resolução acaba com as disputas que tiveram início em 2008, quando as forças armadas dos dois países se enfrentaram na Doumeira, território não demarcado no Mar Vemelho, deixando 35 mortos e dezenas de feridos. Em janeiro de 2009, o Conselho de Segurança adotou uma resolução que pedia aos países para retirarem suas tropas da região em disputa e cooperarem com iniciativas diplomáticas e pacíficas.

As Forças de Paz das Nações Unidas enviadas à região para apurar fatos foram bem recebidas por Djibuti, mas bloqueadas pela Eritreia. O país  se recusou a fazer contato com representantes do Secretário-Geral, que oferecera mediação para ajudar na resolução do impasse.