Arquivo da tag: referendo

Sudão: ONU em esforços finais para referendo sobre independência do sul

Moradores da região remota de Tal, no Estado de Central Equatoria, descarregam materiais de votação de um helicóptero da UNMIS, a Missão da ONU no Sudão.À medida que chegam ao final as preparações para o referendo pela independência do sul do Sudão, a ONU procura garantir que cada um dos quatro milhões de eleitores terá uma cédula de votação, independentemente de quão remoto ou inacessível for o local onde reside. Além do referendo pela independência do sul, haverá outro em que moradores da região de Abyei votarão para permanecer como integrantes do norte ou se tornarem parte do sul.

A Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS) já entregou material para mais de quatro milhões de eleitores no sul do Sudão, cada cédula carregando duas imagens: a de uma só mão, pela independência, e a de duas mãos, pela unidade.

Como parte do esforço para garantir que todos os eleitores do sul possam votar, a UNMIS e a Missão Conjunta da ONU-União Africana em Darfur (UNAMID) estão trabalhando no treinamento de equipes para 20 seções eleitorais no oeste do Sudão, onde 23 mil sulistas registraram-se para votar. A UNAMID procura garantir o rápido transporte dos materiais de votação e uma conclusão pacífica para o processo eleitoral.

Para saber mais, em inglês, clique aqui.

ONU auxilia treinamento de policiais contra tumultos em referendo no Sudão

As Nações Unidas ajudaram a treinar 200 oficiais de polícia contra tumultos no sul do Sudão. Está sendo preparado o referendo do próximo ano, no qual a região deve se separar do país. Durante os três dias de curso no mês passado em Malakal, capital do Estado do Alto Nilo, os oficiais foram treinados para controlar multidões em situações de desordem e em demonstrações pacíficas ao longo do plebiscito.

O referendo previsto sobre a autodeterminação da região sul busca ser a fase final do Acordo Compreensivo de Paz (CPA, em inglês), firmado em 2005, que acabou com uma guerra civil de duas décadas. O treinamento foi realizado por instrutores da Polícia da ONU (UNPOL) e o Major-General James Biel, comandante do Serviço Policial no Sul do Sudão (SSPS) no Estado do Alto Nilo. “O curso realmente aumentou a moral dos participantes”, disse o comandante de setor da UNPOL, Borys Yaschuk. Expressando otimismo com o trabalho dos oficiais, ele disse que espera que eles façam sua função da maneira apropriada. Haverá um acréscimo de 400 integrantes da SSPS durante o treinamento de segurança do referendo.

Em um desenvolvimento relacionado, dezenas de mulheres das forças policiais do norte e do sul do Sudão foram graduadas em um curso de dez dias sobre violência de gênero e sexual, na sede da Missão de Paz da ONU no Sudão (UNMIS), em Cartum. Usando ferramentas interativas, o treinamento teve como objetivo ajudar os policiais a prevenir e responder a denúncias de violência, tentando melhorar as competências dos envolvidos, tais como elaboração de relatórios, policiamento comunitário e maior eficiência na resolução de problemas.