Arquivo da tag: editais

Nova rodada do curso Integrando a Agenda 2030 e os ODS recebe inscrições

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – nossa visão compartilhada sobre como acabar com a pobreza, garantir um futuro saudável para o planeta e construir um mundo pacífico – estão ganhando impulso global. Com apenas 10 anos à frente, um ambicioso esforço global está em andamento para cumprir a promessa da #Agenda2030 – mobilizando mais governos, sociedade civil, empresas e convidando todas as pessoas a tomarem para si os #ObjetivosGlobais.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – nossa visão compartilhada sobre como acabar com a pobreza, garantir um futuro saudável para o planeta e construir um mundo pacífico – estão ganhando impulso global.
Com apenas 10 anos à frente, um ambicioso esforço global está em andamento para cumprir a promessa da #Agenda2030 – mobilizando mais governos, sociedade civil, empresas e convidando todas as pessoas a tomarem para si os #ObjetivosGlobais.

Representantes da sociedade civil organizada, do setor privado, do setor público, da academia e público em geral podem fazer suas inscrições para a terceira rodada do curso online “Integrando a Agenda 2030 e os ODS”.

Resultado de parceria entre a Petrobras e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a formação dá a oportunidade a alunas e alunos de aprofundar o conhecimento sobre o processo de adoção da Agenda 2030, a implementação dos 17 ODS e suas 169 metas e conhecer ferramentas que promovem a territorialização dos Objetivos Globais. As inscrições seguem até o próximo dia 6 de setembro.

Desde 2019, mais de 2 mil pessoas, das cinco regiões do Brasil, já participaram das atividades. A inscrição e a participação no curso são gratuitas. No “Módulo 1”, os alunos são apresentados aos principais conceitos sobre desenvolvimento sustentável, ao processo internacional que levou à adoção da Agenda 2030 e aos principais desafios para o cumprimento dos 17 ODS.

Na segunda etapa, são abordados conteúdos e ações sobre o planejamento local para a implementação das metas da Agenda 2030, com exemplos práticos no Brasil. No “Módulo 3”, os mecanismos e práticas internacionais, nacionais e locais são abordados como forma de promover o conhecimento sobre o monitoramento da Agenda 2030, com foco em dados e indicadores. No último módulo, os alunos terão informações sobre o processo de formação de parcerias para o alcance do desenvolvimento sustentável nos próximos anos.

Todo o conteúdo do curso é apresentado por meio de diferentes meios. Vídeos interativos, animações, gráficos e entrevistas fazem parte do material. É disponibilizado também conteúdo de apoio para os alunos: documentos oficiais, vídeos sobre a Agenda 2030 e indicação de leituras. Às alunas e alunos que completarem o curso, com duração de aproximadamente doze horas, serão emitidos certificados de participação.

Apresentando por colaboradores do PNUD que trabalham com a implementação da Agenda 2030 e a territorialização dos ODS, o curso também tem a participação de representantes de diferentes segmentos: setor privado, sociedade civil organizada e governos. Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA); da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP); da Associação Brasileira de Municípios (ABM); do Movimento Nacional ODS; da Rede Brasil do Pacto Global e da Rede ODS Brasil, além de colaboradores do PNUD e da Petrobras, deram depoimentos sobre iniciativas e ações para a implementação da Agenda 2030 no país.

Link para inscrição: http://bit.ly/cursoagenda2030

ONU-Habitat Brasil recebe inscrições de eventos para Circuito Urbano 2020

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) recebe inscrições para a realização de eventos online em outubro no Brasil e em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

Os encontros farão parte do Circuito Urbano 2020, cujo tema é “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”.

O ONU-Habitat é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. A iniciativa, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro), conta sempre com dois temas selecionados para refletir sobre uma diversidade de questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. Além disso, é uma plataforma para debate e divulgação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 11 (“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”).

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano em todo o Brasil, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores.

Em 2020, a 3ª edição do Circuito Urbano será realizada de forma totalmente virtual, com eventos ao vivo ou gravados, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19.

Para aproveitar as vantagens da modalidade online e aprofundar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, o Circuito Urbano 2020 será realizado em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Serão organizados eventos conjuntos entre os escritórios do ONU-Habitat e parceiros e a Chamada de Eventos também estará aberta para organizadores de todos esses países.

O Circuito Urbano 2020 se centrará no tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”. Baseado nos temas do Dia Mundial do Habitat e no Dia Mundial das Cidades, os eventos poderão abordar dois subtemas: “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e “Valorizando nossas comunidades e cidades”.

O ONU-Habitat receberá, entre 26 de agosto de 2020 e 6 de setembro de 2020, inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2020 que tenham interesse em receber apoio institucional da agência, que se adequem aos seguintes critérios de seleção:

  • Ocorrer entre os dias 2 e 31 de outubro de 2020;
  • Duração entre 1h30 e 5h;
  • Serem organizados por indivíduos (pessoa física) ou organizações que atuem no Brasil e/ou em países da África lusófona;
  • Os formatos podem ser diversos, como oficinas, webinários, painel de discussões, entrevistas, rodas de conversa, palestras, exibições, entre outros;
  • Serem online ao vivo através de uma plataforma de streaming ou, no caso de conexão limitada à internet, gravados em alta resolução para disseminação posterior.
  • Serem realizados em português. Caso haja a participação de apresentadores que não falam português, será necessária a disponibilização de tradução simultânea por parte dos organizadores;
  • É altamente recomendável que os eventos promovam, na composição da programação, a igualdade racial e de gênero e respeito à diversidade em seus espaços de debate;

Para ver todos os critérios de seleção e mais informações, acesse a Chamada de Eventos em: www.circuitourbano.org

ATENÇÃO: devido ao período eleitoral nos municípios brasileiros, candidatos(as) a algum dos cargos em disputa não poderão ser debatedores(as)/palestrantes e os eventos não poderão promover candidatos(as) e/ou partidos políticos.

APOIO INSTITUCIONAL

O apoio institucional do ONU-Habitat inclui: transmissão ao vivo e/ou gravação; facilitação gráfica (sujeita à quantidade de voluntários/as inscritos); guia de participação passo-a-passo e webinário de orientação sobre o apoio institucional e a realização dos eventos; mídia kit; kit informativo; divulgação dos eventos; conexão entre organizadores e palestrantes (opcional); participação de representantes do ONU-Habitat (sujeita à disponibilidade).

ATENÇÃO: o apoio institucional do ONU-Habitat aos eventos selecionados não envolve qualquer tipo de transferência de recursos financeiros à organização dos eventos.

CRONOGRAMA

26 de agosto a 06 de setembro Período de inscrição de eventos
14 de setembro Divulgação dos eventos selecionados e e-mail com resultado para eventos inscritos (selecionados ou não)
17 de setembro Webinário de orientação dos eventos
25 de setembro Divulgação da programação final
1º de outubro Evento de abertura
05 de outubro Dia Mundial do Habitat
02 a 31 de outubro Realização do Circuito Urbano 2020 e dos eventos selecionados
31 de outubro Dia Mundial das Cidades
03 de novembro Evento de encerramento
Até 15 de novembro Prazo de preenchimento e envio do Formulário de Avaliação e Relatoria dos eventos
Até 30 de novembro Envio dos certificados aos organizadores, palestrantes e ouvintes

 

Para mais informações, acesse www.circuitourbano.org ou entre em contato via e-mail [email protected].

Plan International Brasil e UNICEF iniciam parceria para empoderamento de meninas em São Paulo

A Plan International Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram uma iniciativa para contribuir com o empoderamento de meninas na cidade de São Paulo (SP).

Denominada Minhas Escolhas, a ação reunirá 80 meninas de 15 a 19 anos, moradoras de bairros periféricos da capital paulista, para aprimorar conhecimentos sobre seus direitos, discutir sobre gravidez na adolescência e prevenção da violência online.

A ideia é que essas adolescentes sejam líderes multiplicadoras que disseminem os conhecimentos adquiridos para pelo menos 800 adolescentes, entre meninas e meninos.

“Debater esses temas é fundamental para que meninas se empoderem e desfrutem plenamente de seus direitos, vivam bem e sejam respeitadas. Os conteúdos também serão compartilhados com o poder público, para que possam ser utilizados ou sirvam de inspiração para programas municipais pelos direitos das meninas e mulheres”, afirma Adriana Alvarenga, coordenadora do UNICEF em São Paulo.

São vários os desafios que afetam o desenvolvimento pleno das adolescentes nos centros urbanos. Um exemplo é a gravidez na adolescência. No Brasil, 53 a cada 1 mil meninas se tornam mães enquanto têm entre 15 e 19 anos.

A estatística, divulgada recentemente pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), coloca o país bem acima da média mundial, que é de 41 a cada 1 mil meninas.

Na cidade de São Paulo, a desigualdade dentro da cidade chama atenção: a chance de um bebê nascer de uma mãe adolescente é 47 vezes maior em Parelheiros do que em Moema, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de 2018.

“Falar de gravidez é pensar na vida de meninas e meninos, nas informações que recebem sobre seus corpos. É refletir que há palavras pouco faladas, proibidas. Sexualidade é uma delas. Adultos que tiveram desafios para viver sua sexualidade seguem com essa dificuldade. Quando isso não é elaborado, manifesta-se em tabu ao pensar a sexualidade dos jovens”, diz Viviana Santiago, gerente de Gênero e Incidência Política da Plan International Brasil.

Além disso, em 2018, quase 1.500 meninas foram vítimas de violência sexual na cidade de São Paulo – e isso leva em conta apenas os casos que foram denunciados. Mais de dois terços de todas as vítimas de casos registrados de violência sexual na cidade tinham até 18 anos, segundo dados da Secretária de Segurança Pública do estado.

Diante dos intensos desafios cotidianos, a iniciativa se propõe a sensibilizar as próprias adolescentes e jovens sobre seus direitos por meio de uma trilha formativa de empoderamento feminino.

Entre os temas que serão abordados, estão ser assertiva, ter consciência de gênero, ter autoconfiança corporal, estar informada sobre saúde sexual e reprodutiva, desfrutar de direitos sexuais e reprodutivos com responsabilidade, viver livre da violência baseada em gênero, ser economicamente empoderada, e dialogar sobre gênero com meninos.

Essa trilha formativa visa reforçar os conhecimentos e as habilidades que as meninas já têm e possibilitar novos aprendizados. Assim elas poderão multiplicar esses conhecimentos para outras meninas e meninos de seus territórios.

Minhas Escolhas

Considerando a desigualdade no acesso a informações, a iniciativa Minhas Escolhas vai priorizar a seleção de meninas que vivem em bairros periféricos.

As 80 selecionadas receberão três tipos de materiais: uma revista formativa sobre os temas abordados na iniciativa, um jogo de cartas que elas podem jogar sozinhas ou com outra pessoa e um brinde que vai ajudá-las a compartilhar os conhecimentos aprendidos nas redes sociais.

A partir de setembro, elas participarão de encontros online com as educadoras da iniciativa, terão a oportunidade de conhecer e interagir com as outras líderes multiplicadoras e planejar juntas processos que podem conduzir para o engajamento de outras jovens.

Os conteúdos da iniciativa também serão compartilhados com os parceiros governamentais do UNICEF e da Plan, para que possam ser usados para o aprimoramento de políticas públicas pelos direitos das meninas e mulheres.

A fase de inscrições para a iniciativa está aberta até 20 de agosto pelo link https://forms.gle/aWjiDsQheu26W3LD7.

ONU-Habitat apoia concurso para casas e cidades saudáveis no Rio Grande do Sul

As inscrições do concurso para a categoria profissional vão até o dia 30/08 e para a categoria estudantes até o dia 31/08. Foto: CAU/RS

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) está apoiando institucionalmente o Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável”, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, como parte do pacote de medidas do conselho para responder à pandemia da COVID-19.

O Concurso de Ideias é uma oportunidade para a criação, inovação e propostas de soluções para o enfrentamento da pandemia, com o objetivo de promover uma sociedade mais saudável e segura. A iniciativa busca envolver profissionais e estudantes da Arquitetura e Urbanismo, promover a valorização profissional e também servir como uma resposta à redução da atividade econômica resultante da pandemia.

As ideias a serem apresentadas devem atender cinco categorias: 1. Cidade Saudável: planejamento, urbanização, mobilidade, saneamento; 2. Espaços Públicos: parques, praças, ruas, mobiliário urbano; 3. Equipamentos Públicos: saúde, ensino, cultura; 4. Trabalho Saudável: ambiente de trabalho comercial, serviços ou industrial – coletivos ou individuais; e 5. Casa Saudável: Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), unifamiliar, condomínios verticais e horizontais, co-livings; home-office e outras modalidades de moradia individual ou coletiva.

Serão premiadas cinco propostas por categoria (25 prêmios para profissionais e 25 para estudantes), totalizando 50 ideias premiadas e R$ 100 mil em prêmios.

“Habitação digna e saneamento são fundamentais para o ser humano sentir-se cidadão e viver com dignidade. Precisamos devolver às cidades os bens universais como ar, sol, água e espaço. E é com esse objetivo que o CAU/RS propõe iniciativas emergenciais para resposta à COVID-19 no estado”, afirmou a vice-presidente interina do CAU/RS, Helenice Macedo do Couto.

De acordo com o Presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, “a iniciativa aumenta ainda mais a responsabilidade dos Arquitetos e Urbanistas no enfrentamento da crise sanitária que estamos vivendo e busca também sensibilizar a sociedade e reforçar a importância do profissional para a construção de uma sociedade mais saudável, da casa à cidade”.

Segundo a analista de programas do ONU-Habitat, Paula Zacarias, “a pandemia da COVID-19 evidenciou a necessidade de colocar uma ‘lente’ de saúde nos espaços urbanos e habitacionais, e iniciativas como a do Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável” contribuem, portanto, para que os determinantes de saúde sejam considerados nos projetos e soluções”.

O Concurso de Ideias é também uma oportunidade para que “os princípios e diretrizes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana sejam implementados localmente, contribuindo para que tenhamos cidades mais sustentáveis, inclusivas, resilientes e, agora mais do que nunca, também saudáveis”, concluiu a analista de programas do ONU-Habitat.

Clique aqui para acessar mais informações sobre o concurso na categoria profissional
(inscrições até o dia 30/08)

Clique aqui para mais informações sobre o concurso na categoria estudante
(inscrições até o dia 31/08)

UNAIDS lança edital de apoio a projetos da sociedade civil para HIV e COVID-19

Foto: UNAIDS

O escritório regional do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) para América Latina e o Caribe lançou na semana passada (17) um edital para promover projetos e gerar evidências capazes de fortalecer a resposta de base comunitária ao HIV no contexto da COVID-19.

O edital surge dentro do âmbito do fortalecimento do papel central da sociedade civil e suas lideranças comunitárias que trabalham com HIV ou são afetadas pelo vírus na região da América Latina e do Caribe.

Essa iniciativa responde aos dados revelados pela última pesquisa rápida online realizada pelo UNAIDS, em abril de 2020, especificamente na América Latina e no Caribe, para entender as necessidades das pessoas vivendo com HIV (PVHIV), no contexto desta pandemia de COVID-19.

Com mais de 2 mil respostas de pessoas vivendo com HIV, a pesquisa mostrou que, por exemplo, oito em cada dez pessoas indicaram que gostariam de receber informações sobre conselhos de cuidados para pessoas com HIV e 31% delas afirmaram que não estavam recebendo informações suficientes sobre como impedir a transmissão do novo coronavírus.

Outras evidências indicaram que 70% das pessoas que responderam à pesquisa não usam antirretrovirais (ARV) havia mais de dois meses, o que se torna um desafio para os sistemas de saúde da região e para as respostas de base comunitária. No caso de refugiados e migrantes vivendo com HIV, esse percentual sobe para 78%.

Os resultados desta pesquisa constituem um alerta que exige a participação de governos, cooperação internacional e sociedade civil em uma resposta coordenada e intersetorial às necessidades das pessoas vivendo com HIV. O UNAIDS contribui apoiando a ação de organizações da sociedade civil, lideradas por e para comunidades que vivem com ou são afetadas pelo HIV.

As linhas estratégicas deste edital são:

– Prevenção da transmissão da COVID -19.
– Resposta contínua, prevenção e assistência ao HIV.
– Direitos humanos, estigma, discriminação e violência contra pessoas que vivem com e são afetadas pelo HIV e pela COVID-19.

Este edital inclui um espaço de treinamento no qual as organizações que desejam enviar propostas receberão diretrizes para a preparação do projeto que pretendem realizar.

O cronograma do processo pode ser consultado neste link para o edital.

No caso de dúvidas, enviar email para [email protected] ou [email protected]